Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Datas Comemorativas
  3. Março
  4. Dia Mundial da Oração

Dia Mundial da Oração

Dia Mundial da Oração
Dia Mundial da Oração

O Dia Mundial da Oração surgiu no século XIX, nos Estados Unidos e Canadá, através de um movimento que reuniu mulheres cristãs desses países, com o intuito de expandir as obras missionárias.

A partir desse encontro, identificaram que a oração, além do ato de orar, é mais ampla, envolve agir em prol de causas sociais.

Segundo definições de Larousse, a oração é a súplica dirigida a Deus ou a outra divindade que se creia, fazendo-se uma invocação em agradecimento ou uma súplica por algo que se necessita.

A pessoa que ora é motivada pelo entusiasmo de seu próprio discurso, pois a fé eleva a crença de que seu desejo será atendido, abre espaço para a renovação do espírito, através do sentimento interior de esperança.

Segundo as religiões católica e protestante, a fé, unida à esperança e à caridade, formam os três bens divinos.

O movimento iniciou-se em 1861, conquistando novas adeptas, já que o interesse era a defesa da mulher e de crianças, que foi ganhando força no decorrer da história. Essas primeiras missionárias apresentaram o que consideramos a visão da unidade cristã, juntaram-se unindo força para os problemas das mulheres em todo o mundo, além de estudar as bases dos ensinamentos bíblicos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dessa forma, o Dia Mundial da Oração foi se difundindo pelo mundo e é celebrado no dia 4 de março. No Brasil, tais comemorações foram adaptadas somente em 1938, através da Igreja Presbiteriana do Brasil, espalhando-se por todo o país.

O Dia Mundial da Oração no Brasil é marcado pela realização de um culto, em mais de 1.150 lugares do país, exaltado em português, inglês, espanhol, alemão e outras línguas, a fim de atender o maior número de mulheres e crianças possível.

Através da oração é possível montar grupos para que a fé seja consolidada em busca de uma única causa, como nas vigílias.

Com isso, são colocados nas mãos de Deus os conflitos em família, cura interior, realização profissional, paz, saúde, dentre outros. Também existem os grupos que se reúnem em oração, a fim de agradecer pela qualidade de vida, pela saúde e por outras bênçãos recebidas.

Assuntos Relacionados