Dia da Saudade

Saudade é uma palavra de origem latina, utilizada para definir sentimento de falta de algumas pessoas, objetos, lugares ou acontecimentos vividos.

A história retrata que o surgimento da expressão se deu na época da colonização do Brasil, onde os portugueses sofriam com a distância de sua terra, sua casa e seus familiares.

Nem toda língua traduz um significado para a palavra saudade, pois muitas não são capazes de explicar esse sentimento de ausência, de carência ou de melancolia.

Trazem um sentido empobrecido e frio desse sentimento tão nobre. Na língua inglesa a palavra saudade é demonstrada como sentir a falta (i miss you), no espanhol é a falta que provoca recordação (recuerdo), no francês é lembrança ou souvenir e no italiano uma recordação de afeto (rocordo affetuoso).

Em 30 de janeiro comemora-se o dia da saudade, a fim de dedicar às lembranças de pessoas que não estão mais em nosso meio, seja por mudança ou por falecimento. Além disso, podemos sentir a falta de festas de família, de amigos e professores da escola, de uma roupa que era especial, um presente que ganhamos de alguém importante para nós, etc.

Por ter um caráter melancólico e triste, a palavra saudade aparece em poesias e poemas, retratando os sentimentos de seus autores.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Muitas músicas falam de saudade, a fim de mostrar o lado romântico da vida, existente nas relações afetivas, nos amores perdidos, na família ausente, nos animais que partiram, nas viagens, etc.

Fernando Pessoa escreveu um poema com o nome de Saudade. No mesmo, o escritor relata seus sentimentos sobre a amizade: "Um dia a maioria de nós irá se separar. Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, as descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que compartilhamos. Saudades até dos momentos de lágrima, da angústia, das vésperas de finais de semana, de finais de ano, enfim... do companheirismo vivido. [...] A saudade vai apertar bem dentro do peito. Vai dar uma vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente... E nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades seja a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!"

Saudade, sentimento nobre expressado somente na língua portuguesa
Saudade, sentimento nobre expressado somente na língua portuguesa
Publicado por: Jussara Barros

Assuntos Relacionados