Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Datas Comemorativas
  3. Março
  4. 10 de março – Dia do Telefone

10 de março – Dia do Telefone

O Dia do Telefone é celebrado em 10 de março como forma de homenagem à data em que Graham Bell conseguiu fazer a primeira transmissão elétrica de voz.

Acima, homem usando o primeiro protótipo de telefone criado por Graham Bell *
Acima, homem usando o primeiro protótipo de telefone criado por Graham Bell *

No dia 10 de março de 1876, foi realizada a primeira bem-sucedida transmissão elétrica de voz por um aparelho inventado pelo homem. O realizador dessa façanha foi o cientista e empresário escocês Alexander Graham Bell. O nome atribuído ao aparelho foi telefone. É por esse motivo que o dia do telefone é celebrado em 10 de março. A invenção do telefone por Graham Bell está entre as principais ações no terreno da ciência da tecnologia do século XIX – considerado o século da Segunda Revolução Industrial e das pesquisas em torno dos fenômenos relacionados com a eletricidade e com o eletromagnetismo.

É correto dizer, porém, que, antes de Graham Bell e de seu assistente, Thomas Augustus Watson, conseguirem definir, com êxito, o primeiro protótipo do telefone, outras tentativas de se chegar ao mesmo resultado já haviam sido realizadas. Foi o caso, por exemplo, das pesquisas do alemão Johann Philipp Reis, que foi um dos pioneiros a lidar com aquilo que hoje concebemos como telecomunicações. No entanto, as pesquisas de Rei não tiveram êxito técnico tão avançado como as de Bell. Todavia, devemos dizer também que Bell teve um concorrente à altura na década de 1870. Tratava-se do engenheiro eletricista Elisha Gray (1835-1901).

Bell, quando soube que Gray desenvolvia pesquisas que caminhavam para o mesmo objetivo das suas (criação de um aparelho de telefone eficiente), entrou em uma verdadeira corrida contra o tempo para patentear o seu invento, o que ocorreu em 14 de fevereiro de 1876. De posse da patente, Graham Bell pôde prosseguir com suas pesquisas e completar o que faltava na composição do telefone. Anos mais tarde, o inventor do telefone construiria também a primeira companhia telefônica do mundo, chamada Bell Telephone Company, depois rebatizada de American Telephone and Telegraph Company.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é curioso nessa história, em especial para nós, brasileiros, é fato de o segundo imperador do país, D. Pedro II, no ano de 1876, ter participado da famosa “Exposição Centenária” (em comemoração aos 100 anos de independência dos EUA), na Filadélfia, na qual estava Graham Bell, que buscava mostrar o seu invento a peritos e interessados em tecnologia. D. Pedro II não apenas viu o telefone e conversou com seu inventor, como também participou diretamente da demonstração do aparelho em público. Os dois foram para um campo aberto e, em uma distância de 150 metros, Bell teria falado para o imperador, por meio do telefone, o verso de Shakespeare:to be or not to be?” (Ser ou não ser?). D. Pedro II teria respondido: “Meu Deus, isto fala!”.

* Crédito das imagens: Shutterstock e Everett Historical

Assuntos Relacionados