Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Datas Comemorativas
  3. Outubro
  4. Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul

O Mato Grosso do Sul faz parte da Região Centro-Oeste, é uma região planáltica e apresenta clima tropical.

O antigo Estado do Mato Grosso possuía uma grande extensão territorial, o que dificultava os trabalhos da administração quanto às suas melhorias.

Com isso, em 11 de outubro de 1977, foi feita a divisão territorial do mesmo, em duas áreas: sendo Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ao qual o presidente Ernesto Geisel queria nomear de Estado do Pantanal.

O Estado faz parte da Região Centro-Oeste, mantendo fronteira com Bolívia e Paraguai, mas também ligado ao Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná.

A área que abrange o Mato Grosso do Sul é de 357.124km2, com uma população de mais de dois milhões e trezentos mil habitantes e 78 municípios, sendo que a capital é Campo Grande.

É uma região planáltica, com clima do tipo tropical (chuvas no verão e inverno seco), onde as temperaturas variam de 40°C a 0°C. A menor temperatura registrada no Estado até hoje foi em Ponta Porã, chegando aos seis graus negativos.

A área é banhada pelas bacias dos rios Paraná e Paraguai, além de outros afluentes, ficando alagada nos períodos de novembro a março, época das cheias. Com isso, as regiões pantaneiras se inundam, deixando a flora e a fauna mais bonitas.

As enchentes dos rios são comuns, chegam a interligar uns aos outros. Já na época das secas, ocorrem as lufadas, baías que armazenam grandes quantidades de peixes, em meio aos bancos de areia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Estado abrange parte do pantanal mato-grossense, uma das biodiversidades mais lindas do planeta, com várias espécies de aves, peixes, mamíferos, répteis e espécies vegetais. Uma ave bem conhecida do pantanal é o Tuiuiú com corpo branco, cabeça preta, um colar vermelho no pescoço e bico bem comprido e fino.

Segundo pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Mato Grosso do Sul é o único estado do Brasil no qual a população aparece dividida em 50% de homens e 50% de mulheres.

A bandeira do Mato Grosso do Sul é cortada em linha transversal, do canto inferior esquerdo até o centro da parte de cima, por uma faixa branca, simbolizando a paz. Ao lado direito aparece uma parte azul, representando o céu, com uma estrela amarela, que significa o trabalho do homem e suas riquezas. O lado esquerdo da faixa branca é verde, pois é a ideia de preservação do meio ambiente.

Em razão da proximidade com o Paraguai, os pantaneiros e os sul-mato-grossenses aprenderam a consumir o tererê, uma erva-mate tomada em guampas (parecida com cuias), porém, com água gelada. O tererê é digestivo e faz bem à saúde.

Figuras locais dispostas sobre a bandeira do MS
Figuras locais dispostas sobre a bandeira do MS
Publicado por: Jussara Barros

Assuntos Relacionados