Anorexia

A anorexia é um transtorno alimentar que se manifesta principalmente em adolescentes do sexo feminino. Está ligada a aspectos psicológicos (principalmente), fisiológicos e sociais, normalmente especificados em problemas com a auto-imagem, disformia, complexos, dificuldades com a sexualidade e em casos de abusos sexuais ou psicológicos.

Apresentam características que possibilitam a detecção da doença como extrema organização, responsabilidade, independência, interesse pelo valor nutritivo dos alimentos, tentativas de melhorar a alimentação da família, permanecer horas em frente ao espelho, realização de exercícios físicos, a movimentação do corpo mesmo em repouso com o intuito de queimar calorias, dormir pouco e estudar em demasia.

Sintomas e conseqüências

Perda de peso, descalcificação nos dentes, pele seca e amarelada, dor de cabeça, alopecia, pouca alimentação, lábios secos, bulimia, amenorréia, demora para ingerir alimentos, cabelos finos e ressecados, anemia, retardo no crescimento, ataque cardíaco, osteoporose e outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tratamento

O tratamento da anorexia é difícil e complicado, pois normalmente uma pessoa anoréxica não se conscientiza do seu estado e não o aceita. A paciência dos pais e familiares é importantíssima nesse período que pode atingir anos se a rejeição do paciente quanto à sua condição persistir.

Utilizam-se terapias individuais, em grupo ou familiar, dependendo da condição de cada caso. Pode haver necessidade de internação caso necessite forçar a ingestão de alimentos hipercalóricos, caso ocorra algum problema físico, e também para a introdução de antidepressivos.

Modelo vítima da anorexia
Modelo vítima da anorexia
Publicado por: Gabriela Cabral
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados