Anorexia nervosa

A anorexia nervosa é um transtorno alimentar que se manifesta na busca exagerada para alcançar um corpo cada vez mais magro, o que pode desencadear consequências graves.

A anorexia nervosa é um transtorno alimentar que acomete muitos adolescentes e adultos jovens, principalmente do sexo feminino. Esse transtorno pode ter consequências fatais e, por isso, é uma condição que merece cuidado.

→ O que é a anorexia nervosa?

A anorexia nervosa é um transtorno alimentar caracterizado por uma grande e considerável perda de peso, que ocorre como consequência de dietas autoimpostas bastante restritivas, isto é, com redução extrema de alimentos ingeridos. Essas dietas são feitas, principalmente, por causa de uma percepção distorcida da imagem corporal, que leva a pessoa a querer atingir níveis impressionantes de magreza. Geralmente, o anoréxico sente-se gordo e desproporcional, apesar de, muitas vezes, ser visível que isso não reflete a realidade.

Na maior parte dos casos, o hábito alimentar inadequado está associado ao uso de produtos que controlam o peso, como laxantes e medicamentos inibidores de apetite. O quadro de anorexia também pode apresentar vômitos induzidos e prática exagerada de exercícios em desacordo com a capacidade física da pessoa. Percebe-se, portanto, que todos esses fatores reunidos são responsáveis pela limitação na absorção de nutrientes essenciais para a manutenção de uma vida saudável.

→ Qual a causa da anorexia nervosa?

A anorexia não possui apenas uma causa e, atualmente, aceita-se que é desencadeada por uma série de fatores. Entre as principais causas da anorexia nervosa, destacam-se os fatores psicológicos, biológicos, culturais e familiares. Entre os fatores psicológicos, destaca-se a baixa autoestima com uma grande distorção da imagem do próprio corpo e um desenvolvimento insatisfatório da identidade. Destacam-se ainda as causas biológicas, como a genética, uma vez que a chance de ocorrência desse transtorno alimentar aumenta em pessoas que apresentam parentes com o mesmo problema.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ O que a anorexia pode provocar?

No paciente com anorexia, observa-se uma perda excessiva de peso, o que desencadeia desnutrição e desidratação. A alimentação inadequada também provoca fraqueza, tontura e visão turva. Com o tempo, as meninas apresentam um quadro de amenorreia, que significa ausência de fluxo menstrual.

Além disso, podemos citar como consequências da anorexia alterações nos sinais vitas, como a bradicardia (diminuição dos batimentos cardíacos), problemas hematológicos (anemia), diminuição da temperatura corporal, desenvolvimento lento e puberdade atrasada, constipação (prisão de ventre), cabelo ressecado, unhas quebradiças, entre vários outros sinais e sintomas.

→ Como é o tratamento de anorexia nervosa?

Por ser uma doença multifatorial, o tratamento deve ser multidisciplinar, ou seja, deve envolver simultaneamente vários especialistas. Assim, é indicado o tratamento psicológico para que pacientes e familiares possam entender e encarar as causas do problema. Além disso, é fundamental uma reeducação alimentar, de modo que a pessoa consiga modificar seu comportamento e ganhar peso. Algumas vezes, é necessária também a utilização de medicamentos, como estimulantes de apetite e antidepressivos.

Vale destacar, no entanto, que a anorexia nervosa é um problema muito peculiar e que cada caso deve ser tratado de maneira específica e individual, pois o tratamento recomendado para uma pessoa pode não ser adequado ou eficiente para outra.

Em casos de anorexia, o paciente pode apresentar uma visão distorcida de seu próprio corpo
Em casos de anorexia, o paciente pode apresentar uma visão distorcida de seu próprio corpo
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados