Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Doenças
  3. Astigmatismo

Astigmatismo

O astigmatismo é um problema de visão hereditário que é desencadeado pelo formato irregular da córnea ou do cristalino, o que ocasiona visão distorcida.

Astigmatismo
No astigmatismo, é formado mais de um ponto focal

Os olhos são estruturas importantes do corpo e estão relacionados com nossa capacidade de exercer o sentido da visão. Uma visão de boa qualidade está, portanto, condicionada à estrutura e saúde dos olhos.

O astigmatismo é um problema de visão causado pelo formato irregular da córnea ou do cristalino. Em uma pessoa normal, a córnea apresenta-se redonda e lisa; nos pacientes com essa doença, entretanto, a córnea assemelha-se a uma bola de futebol americano.

Esse formato irregular da córnea dificulta, principalmente, a formação de um único ponto focal na retina, o que ocasiona a refração da luz para vários pontos. É impossível, por exemplo, conseguir focar todas as barras horizontais e verticais de uma janela ao mesmo tempo.

Sintomas

Pessoas que apresentam astigmatismo observam todos os objetos de forma distorcida, independentemente se eles estão próximos ou distantes. Muitos autores descrevem a sensação como aquela produzida quando observamos algo através de um vidro ondulado. Além da visão borrada, os pacientes apresentam fadiga, dores de cabeça e cansaço ocular.

Observe a diferença entre a visão de uma pessoa com olho normal e de outra com astigmatismo

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Observe a diferença entre a visão de uma pessoa com olho normal e de outra com astigmatismo

Causas

O astigmatismo é uma doença hereditária e pode ocorrer em associação com outros problemas de visão, como a miopia e a hipermetropia. Vale destacar também que pequenas alterações podem ocorrer na curvatura da córnea em decorrência das próprias piscadas, o que leva ao desenvolvimento de um leve astigmatismo.

Tratamento

O tratamento do astigmatismo é feito, normalmente, pela utilização de lentes de contato ou óculos. As lentes desses produtos possuem como função principal concentrar os raios de luz em um único ponto e são chamadas de tóricas ou cilíndricas.

Além do uso de lentes, dependendo do caso, os médicos podem sugerir uma cirurgia a laser ou ainda um procedimento denominado de ceratotomia astigmática. Normalmente, essa última técnica é utilizada quando a correção a laser não é suficiente para resolver o quadro ou em pacientes que foram submetidos à cirurgia de catarata.

Assuntos Relacionados