Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Doenças
  3. Bronquite

Bronquite

Bronquite
É necessário o uso do aerosol para desprender o muco das paredes dos brônquios.
A bronquite é uma doença causada nos brônquios, tubos que recebem o ar das vias respiratórias e o transporta até os pulmões. Pode ser provocada por diversos fatores como vírus, alergias e inalação de produtos químicos e outros. A doença pode se manifestar sobre forma aguda ou crônica.

A bronquite aguda é normalmente provocada pelo vírus da gripe e/ou resfriado, ocorre na maioria das vezes após a gripe quando o pulmão ainda encontra-se fragilizado e cheio de muco. O vírus da gripe age nas paredes internas dos brônquios fazendo com que eles se dilatem e produza maior quantidade de muco. O muco produzido normalmente nos brônquios é fino e claro enquanto o produzido no processo de inflamação é denso e de coloração amarelo-esverdeado. Também faz com que os pulmões impulsionem grande quantidade de ar causando a tosse persistente com a finalidade de deslocar o muco existente nos brônquios que dificulta a passagem de ar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A bronquite crônica já está associada a diversos problemas como a asma, doença pulmonar, problema cardíaco e outros relacionados à Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – DPOC. Pode ocorrer após a bronquite aguda, como um estágio avançado, mas também pode ser induzida por alergias, inalação de produtos químicos e pelo cigarro, fator que nomeou a doença crônica como “tosse dos fumantes”.

Os sinais que caracterizam a doença são falta de ar, peito cheio, expectoração, tosse, febre, falta de apetite, dor no peito e cansaço contínuo. Para a bronquite aguda não há um tratamento específico, pois não existem medicamentos que combatam o vírus, já que ele sai do organismo sozinho. Porém, a bronquite crônica é combatida com antibióticos e broncodilatadores que auxiliam na melhoria do organismo.

Assuntos Relacionados