Catapora

A varicela, também chamada de catapora, é uma doença causada por um herpesvírus e caracteriza-se pela presença de várias erupções na pele que causam intenso prurido.

A varicela, também conhecida por catapora, é uma infecção altamente contagiosa causada por um herpesvírus denominado varicela zoster (VVZ). É uma doença relativamente comum no final do inverno e início da primavera, quando normalmente ocorrem surtos.

Transmitida através, principalmente, do contato direto com pessoas contaminadas ou com suas secreções, a doença acomete principalmente crianças com menos de 10 anos de idade. A transmissibilidade é maior dois dias antes do surgimento das lesões de pele e estende-se até o desaparecimento das vesículas.

Após contraída uma vez, a pessoa fica imune permanentemente, entretanto, pode ocorrer a reativação do vírus, resultando em casos de herpes-zóster (cobreiro).

Os principais sintomas da doença são erupções cutâneas em todo o corpo, febre geralmente baixa e coriza. Inicialmente, o paciente apresenta manchas vermelhas na pele, que originam vesículas (lesões com líquido no interior). Com o tempo, essas lesões dessecam-se e tornam-se crostosas. Em um mesmo paciente, é possível observar lesões em diferentes estágios, causando intenso prurido. O período de incubação dura em média 15 dias.

A doença merece uma atenção especial por ser facilmente transmitida e gerar complicações graves. Entre as principais complicações, podemos citar as pulmonares e as meningoencefálicas. Em alguns casos, podem ocorrer infecções secundárias, sendo que a contaminação por estreptococos merece destaque. Por isso, é fundamental manter a limpeza do local. Indivíduos imunodeprimidos poderão desenvolver quadros mais graves dessa patologia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para o diagnóstico, o médico analisará a lesão, sendo, portanto, essencialmente clínico. O tratamento baseia-se na diminuição dos sintomas, com aplicação de remédios que aliviam o prurido e, algumas vezes, o uso de antitérmicos para diminuir a febre. Em casos em que há a presença de infecções secundárias, indica-se o uso de antibióticos.

É importante destacar que não se pode utilizar medicamentos que contenham em sua composição o ácido acetilsalicílico durante a doença, pois eles podem desencadear o aparecimento de uma doença rara e muitas vezes letal chamada de Síndrome de Reye.

A vacina para varicela já está disponível no SUS e é oferecida apenas para crianças com um ano e três meses e que tenham recebido a primeira dose da tríplice. Essa vacina também imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola e entra no calendário de vacinação como uma atualização da tríplice viral. Após a vacinação, não se deve utilizar o ácido acetilsalicílico.

Lembre-se sempre de que um diagnóstico precoce é fundamental para evitar possíveis complicações, sendo assim, ao surgir qualquer sintoma, procure seu médico. Vale frisar que pessoas com varicela devem ser afastadas do convívio social até que todas as lesões tenham formado crosta. Essa medida é fundamental para evitar surtos da doença.

A catapora, também chamada de varicela, caracteriza-se pela presença de erupções na pele
A catapora, também chamada de varicela, caracteriza-se pela presença de erupções na pele
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos

Assuntos Relacionados