Cólera

Vibrio cholerae
Vibrio cholerae

A cólera é uma infecção aguda localizada no intestino provocada pelo Vibrio Cholerae. Essa bactéria produz enterotoxina que causa diarréia podendo levar à morte por desidratação. O vibrião é encontrado nas fezes de pessoas infectadas onde a doença se manifestou ou não, em água e em alimentos infectados.

A contaminação é feita com a ajuda das moscas e de outros insetos que transportam o vibrião para águas e alimentos. Ao ser ingerido, a bactéria tenta vencer a acidez do estômago e ao conseguir, ele segue para o intestino delgado e se multiplica consideravelmente.

O vibrião quando infecta água e alimentos, tem força para sobreviver por até cinco dias numa temperatura de até 40ºC e é bastante resistente ao congelamento. Seu período de incubação varia de 6 a 10 horas por até três dias, onde após esse período aparecem à diarréia juntamente com dores de cabeça, cãibras musculares, dores no abdômen, vômitos e desidratação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Caso não seja devidamente tratada, a vítima pode morrer num período de 14 a 48 horas. O tratamento é basicamente reidratar a vítima com soro via oral. Os antibióticos poderão ser usados via oral ou venosa segundo prescrição médica.
O processo de informar as pessoas principalmente as mais carentes é de extrema importância, pois a higiene básica contribui para a não proliferação do vibrião.

Assuntos Relacionados