Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Doenças
  3. Enxaqueca

Enxaqueca

Enxaqueca
Síndrome Neurológica

É uma síndrome neurológica que resulta em dores de cabeça normalmente acompanhada por náuseas, vômitos, fonofobia e fotofobia. As crises podem durar de 4 à 72 horas onde se manifesta falta de apetite, hiper-atividade, depressão nervosa, irritabilidade, bocejos repentinos, dificuldades na memória, desejos por alimentos e sonolência.

O primeiro estágio da doença é caracterizado pela falta de humor e alterações comportamentais. Em seguida, algumas pessoas apresentam a chamada aura que é caracterizada pela dormência de alguma parte do corpo e distúrbios na visão.

Após o período da aura, os vasos sanguíneos cranianos se dilatam e inflamam gerando uma intensa dor deixando o corpo mole, lento e a cabeça dolorida.

São vários fatores que podem dar início a uma crise de enxaqueca, dentre os mais freqüentes estão: a permanência por mais de cinco horas sem alimentarem-se, as variações bruscas de temperatura, fatores emocionais, estresse, menstruação, fatores hormonais, alimentos como frituras, gorduras, alimentos conservados de coloração vermelha, frutas cítricas, etc. e bebidas como café, chá, refrigerantes de cola, vinhos, cervejas e outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O tratamento pode ser preventivo ou ser próprio para a crise. O tratamento preventivo utiliza medicamentos diários num determinado tempo a fim de impedir e/ou diminuir as novas crises. Tal tratamento diminui a durabilidade, a freqüência e a intensidade das crises.

O tratamento da crise necessita de medicamentos como analgésicos comuns, antiinflamatórios e outros medicamentos chamados específicos que são usados de acordo com a duração e a intensidade da dor. 

Assuntos Relacionados