Erisipela

A Erisipela é uma infecção aguda da pele que se dissemina pelos vasos linfáticos. Ela é causada pela bactéria Steptococcus pyogenes.

Erisipela é considerada uma infecção aguda da pele que pode atingir a gordura do tecido subcutâneo e é causada pela bactéria Steptococcus pyogenes ou também conhecido como estreptococo do grupo A, que se dissemina pelos vasos linfáticos. Essa bactéria se adapta ao homem, causando sintomas clínicos.

Os sintomas e características clínicas envolvem infecções iniciais nas vias aéreas superiores ou na pele, como orofaringite, dor no local, febre, rubor (vermelhidão), calafrios, turgor (inchaço, edema), ficando a região afetada um pouco mais elevada, chegando a causar bolhas e necrose do tecido. Cefaleia, mal estar, náuseas e vômitos podem ocorrer. As regiões mais afetadas são membros, face e tronco.

O contágio ocorre quando a pessoa contém alguma ferida, como picada de inseto ou outro tipo de lesão, e entra em contato com pessoas que possuem processos infecciosos causados por Staphylococcus aureus e Streptococcus pyogenes na pele. A bactéria também se instala quando existem micoses presentes na pele.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ocorre com mais frequência em idosos e crianças precedidas por doenças do sistema respiratório e da pele. Mas podem ocorrer em qualquer idade e principalmente em obesos, diabéticos ou em pessoas com problemas de circulação.

O exame clínico feito por um médico pode diagnosticar a doença, sendo o exame de circulação essencial para o acompanhamento da mesma. Na erisipela, como na maioria das doenças, o tratamento precoce minimiza complicações e evita trombose, edemas persistentes e ulcerações.

O tratamento requer a utilização de medicamentos como antibióticos, exemplo a penicilina G, anti-inflamatórios, analgésicos, relacionados à circulação, repouso com pernas elevadas para redução do inchaço e tratamento das lesões.

Cuidados com a higiene pessoal, evitar manter-se em apenas uma posição por tempo prolongado e evitar a obesidade são algumas das precauções a serem tomadas contra a erisipela.

Por Giorgia Lay-Ang
Graduada em Biologia
Equipe Mundo Educação

Casos de erisipela
Casos de erisipela
Publicado por: Giorgia Lay-Ang

Assuntos Relacionados