Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Doenças
  3. Estresse

Estresse

O estresse é uma reação do organismo que ocorre quando este é submetido a situações em que necessita de adaptação. Para isso utiliza os aspectos fisiológicos e psicológicos para se manifestar. Em 1936, o médico Hans Selye utilizou pela primeira vez esse termo e o dividiu em crônico e agudo.

O estresse agudo é caracterizado pelo seu curto período de duração, pela reação imediata que é inutilizada após o desaparecimento do agente estressor. O estresse crônico, o mais comum, ocorre devido a fatores que acontecem ao longo do dia e a reação não é apresentada, ou seja, os agentes estressores são constantes e por isso não são inutilizados.

O estresse pode ocorrer ainda quando há manifestações de sentimentos, luz forte, som alto, acontecimentos importantes na vida de uma pessoa, conflitos nos relacionamentos, idade, frustrações, nervosismo e outros.

Pode se manifestar em qualquer estágio da vida sendo que na infância ocorre em situações de perda de alguém querido, por conflitos entre os pais, pela separação dos pais, mudanças de hábitos, nascimento de irmão, doenças, hospitalização e outras. Em adolescentes, o estresse se manifesta por causa das modificações corporais, contradições em seus sentimentos, sentimentos de independência e outros. Na fase adulta, normalmente o estresse ocorre devido à grande quantidade de afazeres, por pressões no trabalho, por problemas financeiros, problemas familiares e tantos outros.

Relacionado ao corpo, o estresse provoca aumento da pressão arterial, falta de concentração, nervosismo, contração de músculos, dor de cabeça, indigestão, queda de cabelo, insônia, taquicardia, ganho ou perda de peso, alergias e outras. No fator psicológico, o estresse provoca isolamento, tiques nervosos, irritação, ansiedade, desmotivação e memória fraca.

O estresse deve ser tratado por causa dos efeitos que provoca. O mais importante efeito causado pelo estresse é a diminuição da produção de glóbulos vermelhos que conseqüentemente provocam baixas na defesa imunológica. O tratamento é feito pela adoção de métodos naturais e saudáveis de viver, como por exemplo, realizar dietas saudáveis, fazer exercícios físicos, técnicas de relaxamento e outras.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por: Gabriela Cabral
O estresse pode se manifestar em situações de pressão.
O estresse pode se manifestar em situações de pressão.

Assuntos Relacionados