Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Doenças
  3. Febres hemorrágicas

Febres hemorrágicas

Febre hemorrágica é uma expressão utilizada para identificar diversas síndromes que apresentam como característica o surgimento de febre e sangramentos (hemorragias). Várias doenças comportam-se como febre hemorrágica, como a malária, febre amarela, febre hemorrágica brasileira e dengue.

Leia também: Doenças causadas por bactérias

O que causa a febre hemorrágica?

As febres hemorrágicas podem ser desencadeadas por diferentes agentes. As febres hemorrágicas de origem viral, por exemplo, são ocasionadas por vírus pertencentes a diferentes famílias, tais como Flaviviridae, Bunyaviridae, Arenaviridae e Filoviridae. Vale destacar, no entanto, que não apenas vírus causam febres hemorrágicas, sendo possível observar essas febres em pacientes com doenças causadas por bactérias e protozoários.

Quais são os sintomas das febres hemorrágicas?

As febres hemorrágicas provocam no paciente febre alta e distúrbios hemorrágicos. Outros sintomas podem estar associados, entretanto, esses possuem relação direta com o agente causador da doença e também com a forma como o corpo responde à infecção. Vale dizer que alguns sintomas parecem surgir na maioria dos casos, tais como dor no corpo, dor de cabeça e mal-estar. Essas febres também podem acometer órgãos importantes, como rins e fígado.

As febres hemorrágicas são uma condição grave e podem causar morte.
As febres hemorrágicas são uma condição grave e podem causar morte.

Como é feito o tratamento das febres hemorrágicas?

O tratamento das febres hemorrágicas é variado e depende do agente causador, mas deve iniciar o mais rápido possível, mesmo que não se saiba exatamente a origem do problema. O paciente deve ser internado e medidas de suporte devem ser imediatamente realizadas, como o controle das hemorragias. Vale salientar que, se não tratadas de maneira rápida e adequada, as febres hemorrágicas podem ser fatais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como se prevenir das febres hemorrágicas?

Para nos prevenirmos das febres hemorrágicas, devemos estar atentos à forma de prevenção das doenças que podem desencadeá-las. De forma geral, são medidas de prevenção:

  • Beber água tratada;

  • Lavar bem os alimentos;

  • Lavar sempre as mãos;

  • Utilizar repelente em locais onde há mosquitos;

  • Evitar contato com água de enxurrada;

  • Evitar locais com surto de febres hemorrágicas, entre outras.

Leia também: Controle biológico do mosquito-da-dengue

Exemplos de febres hemorrágicas

A malária é um exemplo de febre hemorrágica causada por um protozoário.
A malária é um exemplo de febre hemorrágica causada por um protozoário.

Veja exemplos de febres hemorrágicas, seus agentes causadores e sintomas no quadro a seguir:

Febres hemorrágicas

Febre hemorrágica

Transmissão

Sintomas

Febre amarela

A febre amarela é uma doença viral transmitida pela picada de um mosquito infectado. A febre amarela urbana é transmitida pela picada do mosquito do gênero Aedes, enquanto a forma silvestre é transmitida por mosquitos do gênero Haemagogus ou Sabethes.

Febre alta, dor no corpo, dor de cabeça, náusea, vômito, amarelamento de pele e mucosas (icterícia) e hemorragia.

Febre hemorrágica da dengue

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti contaminado.

A dengue, de forma geral, provoca febre, dores no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas no corpo e prostração. A febre hemorrágica da dengue (uma das formas clínicas da dengue) pode provocar hemorragia e febre alta.

Leptospirose

A leptospirose é uma doença causada por bactéria, sendo transmitida pelo contato com urina de animais contaminados, em especial a urina de ratos.

Febre, dor de cabeça, dores no corpo, vômito, diarreia, icterícia, alterações na urina e sangramentos.

Malária

A malária é uma doença causada por protozoários que são transmitidos pela picada do mosquito Anopheles.

Febre alta, sudorese, calafrios, dores de cabeça, vômito e cansaço. Em sua forma mais grave, pode causar alterações na consciência, hemorragias, convulsões e falta de ar.

Febre tifoide

A febre tifoide é uma doença causada por bactéria (Salmonella enterica sorotipo Typhi) e é transmitida, principalmente, por meio de água e alimentos contaminados.

Febre alta, dor de cabeça, manchas no corpo, aumento do baço e hemorragia intestinal (principal complicação).

Febre hemorrágica brasileira

A febre hemorrágica brasileira é provocada por um vírus da família Arenaviridae e é transmitida pela inalação de partículas formadas a partir de secreções e excreções de mamíferos contaminados, bem como pelo contato com secreção e excreção de doentes.

Febre, dores no corpo, dor na cabeça, manchas no corpo, sensibilidade à luz, tontura e sangramento de mucosas. Pode haver complicação neurológica.

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados