Hepatite

A hepatite é uma doença caracterizada por uma inflamação do fígado.

As causas são infecções por vírus, abuso de álcool e de alguns medicamentos, drogas, doenças hereditárias e auto-imunes.

A hepatite pode ser classificada em aguda e crônica.

 Compreende-se por hepatite crônica a inflamação do fígado por um período superior a seis meses.

 As hepatites virais agudas são: hepatite A, hepatite B, hepatite C, hepatite D, hepatite E, hepatite F, essas são as mais comuns.

Na maior parte das vezes, a doença apresenta poucos sintomas e em alguns casos só é diagnosticada em exames de rotina. Os casos que levam à morte são poucos.

Em casos de hepatite viral ocorre um tempo inicial sem sintomas, que é o período de incubação, momento em que o vírus está se multiplicando no organismo. Este tempo varia e logo após começa a surgir os sintomas. Os sintomas iniciais são semelhantes ao da gripe, como febre, náuseas, vômitos, mal-estar, dores no corpo, falta de apetite e desânimo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 A icterícia (amarelão, “tiriça”) é o sintoma mais típico da hepatite, caracteriza-se por coloração amarelada da pele, dos olhos e das mucosas, entretanto não são todos os pacientes que apresentam esse sintoma.

 Em casos mais graves, o paciente pode apresentar confusão mental e outros sintomas, o que caracteriza a hepatite fulminante, a hepatite C não apresenta fase aguda.

 O diagnóstico geralmente é confirmado por exames laboratoriais, pois através deles é possível investigar se há lesão do fígado, o tipo do vírus que causa a inflamação e se existe doença auto-imune. A biópsia hepática também pode ser solicitada pelo médico e consiste na retirada de um pedaço do fígado, através de uma agulha introduzida na pele.

Hepatite, doença caracterizada por inflamação do fígado
Hepatite, doença caracterizada por inflamação do fígado
Publicado por: Patrícia Lopes Dantas

Assuntos Relacionados