Meningite

A meningite é uma inflamação das meninges (membranas que revestem o sistema nervoso central, a medula espinhal e o encéfalo). Pode ser de origem viral, bacteriana, fúngica, por protozoários, substâncias químicas ou por células tumorais. Quando as meninges são invadidas, os leucócitos são direcionados para as meninges e o conflito entre estes e os invasores provocam a inflamação.

Manifesta-se de várias formas dependendo da idade do paciente, do tempo de permanência da doença, da resposta ao tratamento e do tipo do causador da enfermidade.

A meningite mais comum é a provocada por vírus, mas a que provoca mais preocupação entre os médicos são as bacterianas, pois podem deixar seqüelas no cérebro ou se não tratada a tempo leva o paciente à morte. Pode ser transmitida quando um doente fala, tosse, espirra ou beija uma pessoa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sintomas

Cefaléia intensa, falta de apetite, rigidez na nuca, mal-estar, náuseas, vômitos, febre alta e persistente, agitação psicomotora.

Tratamento

O tratamento deve ser iniciado o quanto antes para que o doente não fique com nenhuma seqüela. Consiste na aplicação de antibióticos por via oral ou endovenosa, dependendo do tipo.

Prevenção

Para prevenir a doença é necessário que aqueles que têm contato com um doente utilizem máscaras e antibióticos.

Bactérias que provocam a meningite
Bactérias que provocam a meningite
Publicado por: Gabriela Cabral
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados