Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Doenças
  3. Orquite

Orquite

Orquite
A orquite é uma infecção no testículo dos mamíferos

A orquite é uma infecção que ocorre nos testículos dos mamíferos, provocada por bactérias ou vírus que chegam ao local através do canal deferente, por meio do sangue ou da linfa. Também pode ser provocada por traumas. É chamada de orquiepididimite quando envolve o testículo e o epidídimo; e de epididimite quando envolve apenas o epidídimo.

A orquite, ou orquiepididimite, pode ser inflamatória (quando há traumas) ou infecciosa (infecção por vírus e bactérias). A orquite viral pode ser provocada pela caxumba, nos homens que a adquirem na puberdade, durante a evolução da doença. A orquiepididimite pode ser transmitida através de DSTs (doenças sexualmente transmitidas) como a gonorreia e a clamídia. Bactérias como a Escherichia coli,  causadoras de infecções renais, também são causas de orquiepididimite. A orquiepididimite inflamatória também pode ser causada por trauma local.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os sintomas da orquite são mal-estar, febre, dores e inchaços localizados, que aumentam com o passar dos dias. O paciente sente também a região infeccionada quente e vermelha, com dores podendo irradiar para a virilha e o abdome.

O diagnóstico dessa doença é feito pelo médico urologista através de exame local, exames de urina, urocultura, testes para verificar se há presença de DSTs, leucograma e ecografia escrotal com doppler. As sequelas são raras nessas infecções, mas em 4% dos casos verificou-se esterilidade.

Depois de detectadas as regiões onde ocorrem a infecção e qual o tipo da doença, o médico prescreve o tratamento. Repouso geral, repouso sexual e suspensório escrotal são prescritos, além de analgésicos e anti-inflamatórios para tratar a dor local. Nos casos de orquiepididimite bacteriana, há o uso de antibióticos. Caso a infecção seja causada por DSTs, a parceira sexual também deverá ser tratada.

Assuntos Relacionados