Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Doenças
  3. O que são doenças, síndromes e transtornos?

O que são doenças, síndromes e transtornos?

Doenças, síndromes e transtornos são termos comumente utilizados pelos médicos que podem ser usados de maneira errônea pela população.

O que são doenças, síndromes e transtornos?
As doenças provocam sintomas específicos e possuem causas definidas

Frequentemente, falamos que uma pessoa se encontra doente referindo-nos ao fato de que algo afetou sua saúde, uma vez que doença é definida, por muitos, como a ausência de saúde. Entretanto, o termo doença não deve ser usado em todas ocasiões. A seguir, diferenciaremos doenças, síndromes e transtornos, três situações distintas que prejudicam diretamente a vida de uma pessoa.


As doenças

Quando falamos em doenças, vários exemplos surgem em nossa mente, tais como gripe, dengue, febre amarela, zika e conjuntivite. Todas esses exemplos apresentam em comum o fato de afetarem o funcionamento de alguma parte do organismo e possuírem sintomas específicos e causas conhecidas.

Apresentar uma causa bem conhecida, ter as alterações fisiológicas bem estabelecidas e possuir sinais e sintomas específicos definem uma doença. Assim sendo, nem toda situação pode ser assim classificada, pois nem sempre os sintomas apresentados possuem uma única causa ou esta é conhecida.


As síndromes

As síndromes provocam um conjunto de sinais e sintomas que ocorrem ao mesmo tempo e que podem ter causas variadas, assemelhando-se a uma ou a várias doenças. Costuma-se denominar também de síndrome uma condição que ainda não tem uma causa bem definida.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como exemplo de síndromes, podemos citar a Síndrome de Down, a Síndrome de Turner, a Síndrome de Klinefelter, a Síndrome de Guillain-Barré, a Síndrome de Sjögren e a Síndrome de Reye. Aqui merece destaque a AIDS que, apesar de ser denominada de Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, trata-se de uma doença, com sinais e sintomas específicos e causa bem definida. O termo síndrome ainda é usado por uma questão histórica.


Os transtornos

Os transtornos são condições de ordem psicológica e/ou mental que geram comprometimento na vida normal de uma pessoa. Essas alterações mentais são tratadas, geralmente, por psicólogos e psiquiatras e têm aumentado na atualidade devido a situações do dia a dia, como o estresse. Como exemplo de transtornos, podemos citar o Transtorno Bipolar, Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno Obsessivo Compulsivo e Transtorno de Personalidade.

Assuntos Relacionados