Você está aqui Mundo Educação Doenças Obesidade

Obesidade

Obesidade
Doença que provoca o acúmulo de gordura no organismo

A obesidade é uma doença crônica, progressiva e fatal provocada pela grande quantidade de gordura acumulada no organismo. Pode ocorrer por causa de má ingestão de alimentos ou por fatores genéticos. A maior causa da obesidade é a troca de alimentos tradicionais pelos “fast-foods” que são constituídos principalmente por gorduras que influenciam o aparecimento de problemas como diabetes, obstrução das artérias, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, câncer e outros.

A obesidade pode ser assim classificada se o indivíduo apresentar gordura superior à porcentagem de 20% da massa corporal total. Apesar da grande maioria dos obesos serem assim pela quantidade de alimentação consumida bem como a má qualidade desses, existem aqueles que ingerem pouco alimento e que engordam pela falha de algumas substâncias do organismo que faz com que haja grande armazenagem de energia em forma de gordura.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Também pode ser desenvolvida por falta de atividades físicas que não induzem a queima de gordura, por alterações endócrinas que produzem os hormônios do organismo e uso de drogas que provocam efeitos como arritmia cardíaca, surtos psicóticos, além da dependência. Entre os problemas decorrentes da obesidade, pode haver problemas psicológicos, respiratórios, nas articulações, no sistema reprodutivo e digestivo.

O tratamento para a obesidade pode ser feito com dietas, exercícios físicos, acompanhamento psicológico, redução de estômago e outros métodos cirúrgicos.

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados