Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Doenças
  3. Pandemia

Pandemia

Cada doença comporta-se de uma maneira especifica, disseminando-se de diferentes formas. Algumas não conseguem espalhar-se por grandes regiões, ficando restritas a algumas populações. Outras, no entanto, podem atingir o país inteiro e até mesmo outros continentes. Conhecer como uma doença comporta-se é essencial para compreender o que é uma pandemia e como ela acontece.

O que é uma pandemia?

Quando uma doença espalha-se por uma grande área geográfica, afetando diferentes continentes, dizemos que está ocorrendo uma pandemia. Isso significa que a doença não está restrita apenas a uma região ou um povo, ela atinge diferentes países, ou seja, houve uma disseminação mundial dela. Quando ocorre uma pandemia, também observamos uma transmissão sustentada da doença, isto é, ela está acontecendo entre indivíduos de uma mesma população.

Vale salientar, ainda, que o termo pandemia é utilizado levando-se em consideração apenas o aspecto geográfico. Dessa forma, não se considera a gravidade daquela doença.

Pandemia de COVID-19

A mais recente pandemia em nossa história é a de COVID-19, uma doença causada por um novo coronavírus, conhecido como SARS-CoV-2. Essa pandemia foi declarada, pela Organização Mundial de Saúde, em 11 de março de 2020, sendo que os primeiros casos da doença foram relatados no final do ano de 2019. Até o dia 29 de março de 2020, haviam sido confirmados, no mundo, 634.835 casos e 29.957 mortes. No Brasil, haviam sido confirmados 4.256 casos e 136 mortes até a tarde da mesma data.

A doença caracteriza-se por provocar febre, tosse e dificuldade respiratória. Sem tratamento específico até o momento, ela causa complicações, principalmente, em adultos com mais de 60 anos de idade e pessoas com doenças preexistentes, como diabetes.

A transmissão é feita de uma pessoa para outra por meio de gotículas respiratórias ou ainda ao tocar-se um objeto contaminado e, em seguida, tocar-se olhos, boca ou nariz. Sendo assim, uma das formas de prevenção da doença é a higienização adequada das mãos.

Leia também: Diferenças entre COVID-19, gripe e resfriado

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por que atualmente os riscos de pandemia são maiores?

Os riscos de pandemia são maiores na atualidade porque as pessoas possuem uma maior capacidade de deslocamento. Hoje é muito comum a movimentação de pessoas entre os continentes, o que pode ajudar a levar agentes patogênicos de uma área para outra.

Apesar dos alertas em casos em que se observa uma doença avançando de maneira perigosa sobre a população, é possível que pessoas doentes passem despercebidas por aeroportos e rodoviárias. Isso acontece porque nenhuma doença apresenta sintomas imediatos e, por isso, uma pessoa sem sintomas, mas contaminada, pode passar tranquilamente de um país para outro.

Pandemias da atualidade

O vírus HIV é responsável por causar a AIDS, uma doença que atualmente é considerada uma pandemia
O vírus HIV é responsável por causar a AIDS, uma doença que atualmente é considerada uma pandemia

Uma das pandemias mais conhecidas da atualidade é a de aids, uma doença sexualmente transmissível causada pelo vírus HIV. Esse vírus ataca algumas células do nosso sistema imunológico, deixando-nos mais propensos a infecções. Ter o vírus HIV no organismo, no entanto, não é a mesma coisa que ter AIDS, uma vez que o soropositivo pode passar vários anos sem manifestar a doença.

Além da AIDS, podemos citar a pandemia de gripe H1N1 observada em 2009. Essa doença apresenta sintomas bem semelhantes aos da gripe comum, entretanto, com maiores chances de agravamento do quadro. Entre os sinais de agravamento conhecidos, podemos citar a falta de ar, tontura, fraqueza e confusão mental.

A dengue também pode ser considerada uma pandemia, pois atinge mais de um país. No Brasil, essa virose é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e causa febre alta, dores de cabeça e no corpo, manchas na pele e redução do número de plaquetas no sangue.

Surto, epidemia e pandemia são a mesma coisa?

Surto, epidemia e pandemia não são a mesma coisa. Dizemos que ocorreu um surto quanto há um aumento inesperado de casos da doença em um local específico. Pode ocorrer um surto, por exemplo, em uma escola ou creche. Epidemia, por sua vez, ocorre quando em uma região há o aumento dos casos da doença em níveis superiores ao esperado. A pandemia, como vimos anteriormente, é uma epidemia que ocorre em grande escala.

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados