Pneumonia

A pneumonia é uma inflamação localizada nos alvéolos dos pulmões que pode ser provocada por vírus, bactérias, fungos, parasitas ou por reações alérgicas. Esta inflamação enche os pulmões de pus, muco e outros líquidos que atrapalham o bom funcionamento dos alvéolos, além de promover o risco de espalhar esta inflamação para outros órgãos do corpo, já que o oxigênio não chega em quantidade suficiente ao sangue, provocando o mal funcionamento das células do organismo.

Desenvolve-se quando uma pessoa inala microorganismos que chegam aos pulmões, quando as bactérias existentes na boca se proliferam e são aspiradas para os pulmões, quando uma infecção localizada em outra região do organismo se alastra pelo sangue e chega aos pulmões. O fator que mais desencadeia a doença é a bactéria Pneumococo, que marca os 50% dos casos de pneumonia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sintomas

Febre alta
Suor intenso
Tosse
Calafrio
Falta de apetite
Mal-estar
Confusão mental
Dor no peito
Alterações na pressão arterial
Respiração ofegante
Aceleração do pulso
Prostração
Secreção (catarro) amarelo-esverdeado e outros

A pneumonia pode causar derrame pleural que é o acúmulo de líquidos nas pleuras e bacteremia que é provocada quando as bactérias caem na corrente sanguínea.

Tratamento

O tratamento para a pneumonia varia de acordo com o seu agente causador. Em casos de pneumonia provocada por bactérias ou fungos utilizam-se antibióticos. Em casos de pneumonia provocada por vírus utilizam-se medicamentos apenas para combater as dores dos sintomas.

Imagem de alvéolos sadios e alvéolos inflamados
Imagem de alvéolos sadios e alvéolos inflamados
Publicado por: Gabriela Cabral

Assuntos Relacionados