Você está aqui Mundo Educação Doenças Câncer Quimioterapia

Quimioterapia

Quimioterapia
Seção de Quimioterapia

Quimioterapia é a utilização de medicamentos denominados quimioterápicos para o tratamento do câncer. Esses medicamentos são introduzidos no organismo através da forma oral, intravenosa, intramuscular, intratecal e por cateter.

Quando introduzidos, os medicamentos agem sobre as células do tumor, mas também afetam células normais e sadias provocando os efeitos colaterais. Dentre os efeitos provocados pela quimioterapia podemos citar o vômito, que é causado quando as células do estômago são afetadas, mal estar, agitação, queda de cabelo, redução dos glóbulos brancos e das plaquetas, alteração na produção dos glóbulos vermelhos, amenorréia e outros que podem ter período variável.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Neste processo é importante que se preocupe com as questões de higiene para que não se contraia uma infecção, pois o organismo fica fragilizado por causa da queda sofrida pelo sistema imunológico. É necessário lavar bem as mãos, evitar cortes e arranhões pelo corpo, ingerir somente alimentos cozidos, feitos em casa ou no próprio hospital, frutas lavadas e em casos de febre avisar rapidamente o médico.

Assuntos Relacionados