Sarampo
Manifestação do Sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa, causada por um vírus chamado Morbilli. Homens e macacos são os únicos animais que abrigam naturalmente esse vírus.

Altamente contagiosa, o sarampo é uma das causas mais freqüentes de óbitos em crianças em muitas regiões, principalmente onde a vacinação em massa é insatisfatória.

É uma doença de transmissão respiratória que geralmente ocorre na infância. Adultos que nunca tiveram a doença ou não foram vacinados também podem ser afetados.

Os sintomas iniciais são: febre alta, tosse rouca, coriza, conjuntivite e hipersensibilidade à luz. Posteriormente surgem manchas brancas na mucosa da boca e manchas avermelhadas na pele que se iniciam no rosto e progridem em direção aos pés.

O tempo médio de incubação é de duas semanas. O sarampo é uma doença grave, em gestantes pode ocasionar aborto ou parto prematuro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Algumas das complicações decorrentes do sarampo são: otite, pneumonia bacteriana, laringite, manifestações neurológicas raras.

O diagnóstico é realizado através de exames clínicos, e exame de sangue, quando há necessidade.

O tratamento consiste na diminuição dos sintomas. É recomendável fazer repouso, ingerir muito líquido, comer alimentos leves, limpar as pálpebras com água morna.

A melhor forma de prevenir a doença é a vacina, administrada em duas doses, a primeira aos 9 meses e a segunda aos 15 meses de vida. A vacina é eficaz em cerca de 90% dos casos. Adultos que não foram vacinados e não tiveram a doença também devem ser vacinados. Mulheres grávidas não devem vacinar.

Assuntos Relacionados