Tétano

O tétano é uma doença infecciosa provocada pela exotoxina liberada pela bactéria Clostridium tetani. É encontrada sob forma de esporos em fezes, na terra e plantas que são introduzidas no organismo a partir de lesões na pele. A toxina liberada age principalmente nas células motoras do sistema nervoso central após o período de incubação que varia de 03 a 21 dias, bloqueando a transmissão dos impulsos inibidores dos neurônios resultando em espasmos musculares (contrações musculares involuntárias).

Pode ser prevenida através de vacinas que imunizam o organismo contra a bactéria. A imunização é dividida em doses, a saber:

1ª dose --> 1º dia
2ª dose --> 30º dia
3ª dose --> 60º dia
4ª dose --> 10 anos após última dose
5ª dose --> 10 anos após última dose
6ª dose --> 10 anos após última dose

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A vacinação é extremamente importante para que os leucócitos contidos no organismo e responsáveis pela destruição de corpos estranhos estejam preparados para conter a bactéria caso haja contaminação pela mesma.

Sintomas

Espasmos musculares, convulsão, asfixia, rigidez no abdome, pescoço, costas, suor excessivo, febre e taquicardia.

Tratamento

O tratamento consiste em introduzir no organismo antibióticos, relaxantes musculares, sedativos (para não induzir espasmos musculares) e aplicação do soro anti-tetânico para casos onde há necessidade de combater a doença mais rapidamente. É extremamente importante evitar os estímulos colocando-os em locais tranquilos, confortáveis e de fácil observação.

Vacinar é a melhor prevenção
Vacinar é a melhor prevenção
Publicado por: Gabriela Cabral

Assuntos Relacionados