Tracoma

Tracoma é uma doença infecciosa causado pela bacteria Chlamydia trachomatis, acometendo a conjuntiva e a córnea. Apresenta como sintomas: ardor, prurido, sensação de corpo estranho, fotofobia, lacrimejamento, secreção ocular e presença de folículos na pálpebra superior.

É transmitida pelo contato direto, ou com objetos contaminados com secreções oculares de pessoas acometidas, sendo que moscas e outros invertebrados também podem disseminá-la. O período de incubação varia de cinco a doze dias, sendo que o paciente pode disseminar a doença enquanto houver lesões ativas, o que pode durar anos.

As incidências tendem a ocorrer em locais onde são precárias as condições de saneamento e higiene, principalmente entre crianças entre um e dez anos de idade.

Como as reincididas produzem cicatrizes na região interna da pálpebra, os cílios podem apresentar conformação diferenciada, causando atrito na córnea. Esta fricção continuada pode causar irritações e até mesmo cegueira. A Organização Mundial de Saúde estima que existem, aproximadamente, seis milhões de pessoas no mundo que se enquadram nesta situação.

O diagnóstico é feito por meio da análise da conjuntiva e córnea, com auxílio de lentes de aumento; e visualização das células lesionadas ao microscópio.

O tratamento inclui o uso de pomadas oftálmicas, colírios e antibióticos, ministrados via oral; por no mínimo três meses. É necessário que o paciente adote importantes medidas, como lavar sempre as mãos e rosto, não compartilhar toalhas, fronhas, lençóis, dentre outros; e destinar adequadamente o lixo domiciliar. Não é necessário seu isolamento. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia



Lesões na pálpebra: características do tracoma.
Lesões na pálpebra: características do tracoma.
Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Assuntos Relacionados