Verrugas Genitais

O condiloma acuminado ou verruga genital, conhecida popularmente como crista de galo, é uma doença sexualmente transmissível, caracterizada pela formação de verrugas na região anal ou genital.

É ocasionado pelo papilomavírus humano (HPV). O vírus se espalha através do contato das lesões com áreas não atingidas, e transmitidas pelo contato direto com pessoas contaminadas. O contágio ocorre principalmente através da relação sexual, oral, vaginal e anal. Pode acontecer também por meio de roupas íntimas contaminadas, toalhas compartilhadas, sanitários públicos.

As lesões são róseas, esbranquiçadas, úmidas e com aspecto de “couve-flor”. O tamanho varia, podem ser pequenas, isoladas ou agrupadas, até lesões maiores. As verrugas são percebidas de um a seis meses após a pessoa ter sido infectada. Podem acontecer casos de infecção sem a manifestação de verrugas.

Os sintomas nas mulheres são verrugas secas, indolores, que podem crescer na vulva, no colo do útero, dentro da vagina ou em volta do ânus. Em homens as verrugas podem crescer na ponta ou no corpo do pênis e, algumas vezes, na uretra, no escroto ou na região do ânus.

A doença pode ser assintomática ou provocar irritação leve, coceira, dor, cheiro desagradável, dor durante o ato sexual, sensibilidade, aumento da secreção vaginal.

O diagnóstico em mulheres pode ser realizado através do exame Papanicolaou.

O tratamento consiste em vários métodos, como: remoção cirúrgica das verrugas; vaporização das verrugas com laser; queimadura das verrugas e outros. É fundamental que os dois parceiros sexuais recebam o tratamento para não correr o risco de reinfecção.
Presença do papilomavírus humano em células da vagina.
Presença do papilomavírus humano em células da vagina.
Publicado por: Patrícia Lopes Dantas

Assuntos Relacionados