Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Educação Física
  3. Tênis de Mesa

Tênis de Mesa

Tênis de Mesa
Tênis de mesa
O tênis de mesa, também conhecido como pingue-pongue, é o jogo em que duas pessoas ou duplas usam raquetes de madeira para passar uma bolinha de um lado a outro de uma rede instalada em uma mesa. O nome pingue-pongue deve-se ao barulho que a bola faz ao bater na raquete e na mesa.

É um dos esportes mais populares do mundo em termos de números de jogadores, atualmente o tênis de mesa é praticado em 141 países, sendo os chineses os maiores jogadores. Foi criado em 1899, pelo norte-americano Jaime Gibbs.

No Brasil, o esporte foi implantado por turistas ingleses, por volta de 1905. O primeiro campeonato foi disputado em 1912, na cidade de São Paulo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Especificidades do esporte

A mesa oficial apresenta as seguintes medidas: 2,74m de comprimento, 1,52m de largura e 76 cm de altura. A rede tem 1,83m de comprimento e 15,25 cm de altura. A bola pesa entre 2,40g e 2,53g e tem 38,2 mm de diâmetro. As raquetes podem ser de qualquer tamanho, peso ou formato.

O vencedor é aquele que consegue marcar primeiro 21 pontos, fazendo com que a bola toque na mesa e fuja do alcance do adversário.

Os campeonatos de tênis de mesa são controlados pela Federação Internacional de Tênis de Mesa no mundo e pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa no Brasil.

Assuntos Relacionados