Tênis
Jogo de tênis
Tênis é um esporte praticado entre dois oponentes ou duas duplas de oponentes em uma quadra dividida por uma rede, onde os jogadores usam raquetes para rebater uma pequena bola de um lado para o outro.

Uma das versões sobre a origem do tênis é a de que ele tenha surgido de jogos praticados por egípcios e persas na Antigüidade. Inicialmente era jogado com a mão. A raquete passou a ser usada apenas no século XVI.

A explicação que mais se aproxima da forma como o tênis é conhecido hoje, teve origem em 1873, quando o major inglês Walter C. Wingfield trouxe da Índia um jogo chamado sphairistike (esférico, em grego). Em 1875, o esporte passou por mudanças e foi chamado de lawn tenis, por ser realizado em campos de grama.

O jogo é iniciado com o saque de um dos jogadores. Devolvida a bola, ele continua até que um dos tenistas lance a bola na rede ou para fora da quadra. Marca-se o ponto aquele que conseguir fazer a bola tocar no solo de qualquer parte da quadra adversária.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para os jogos entre dois oponentes a quadra tem 23,79 m de comprimento por 8,23 de largura. Já para os jogos que envolvem quatro pessoas a largura é de 10,97 m. A raquete utilizada nos jogos possui uma rede de fios de náilon com, no máximo, 81,2 cm de comprimento.

O tênis possui uma pontuação que o subdivide em games/jogos e sets/partidas. Um game é um conjunto de pontos e um set é um conjunto de games.

A Federação Internacional de Tênis (ITF) é responsável por organizar o esporte no mundo. No Brasil, o tênis é controlado pela Confederação Brasileira de Tênis.

A prática do esporte melhora a capacidade cardiovascular e respiratória, bem como a coordenação motora e reflexos. O gasto calórico durante uma hora de jogo é de 500 Kcal/hora.

Assuntos Relacionados