Whatsapp icon Whatsapp

Zabivaka, o Mascote da Copa 2018

Zabivaka é o nome do mascote da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. O nome Zabivaka significa “aquele que marca o gol” em russo.
O nome Zabivaka significa 'aquele que marca o gol' em russo
O nome Zabivaka significa 'aquele que marca o gol' em russo

Zabivaka é o nome do mascote da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. O mascote foi criado pela estudante de design Ekaterina Bocharova e conseguiu o título de mascote da copa de 2018 após votação popular (garantiu 53% dos votos). Na luta pelo título de mascote estavam um tigre e um gato, que obtiveram, respectivamente, 27% e 20% dos votos do povo russo. O nome Zabivaka significa 'aquele que marca o gol' em russo.


O que o Zabivaka representa?

Zabivaka é um lobo antropomórfico, ou seja, um lobo que apresenta características humanas. Na Rússia, o lobo é bastante conhecido e um importante predador. Existem diferentes espécies de lobo, sendo uma das espécies mais relevantes o chamado lobo-cinzento.

O lobo-cinzento, no passado, foi a espécie de mamífero mais amplamente distribuída no planeta. Atualmente, no entanto, essa espécie já se tornou extinta em várias partes onde costumava existir. De acordo com a International Union for Conservation of Nature (IUCN - União Internacional para a Conservação da Natureza, em português), o lobo-cinzento deixou de existir em grande parte da Europa Ocidental, México e parte dos Estados Unidos.

O lobo-cinzento foi a espécie de mamífero mais amplamente distribuída no planeta
O lobo-cinzento foi a espécie de mamífero mais amplamente distribuída no planeta


Características do lobo-cinzento

O lobo-cinzento é um canídeo que vive geralmente em bandos, que são chamados de alcateias. Nas alcateias, são encontrados um casal que se reproduz, os filhotes desse casal e alguns adultos que não se reproduzem. A alcateia ajuda-se de diferentes formas, como no momento da caça e até para cuidar dos filhotes. Inicialmente os filhotes alimentam-se de leite, porém, após o primeiro mês de vida, começam a receber os alimentos que são trazidos pelos membros da alcateia que já são capazes de caçar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conheça também: Lobo-guará

Os lobos-cinzentos apresentam uma alimentação bastante variada. Destaca-se o consumo de ungulados, animais como veados e alces. No que diz respeito aos seres humanos, os lobos geralmente não realizam ataques. Porém, atualmente, vemos uma destruição frequente do habitat desses animais, o que causa a busca de alimento em outras áreas, facilitando assim o encontro do lobo com o homem e o aumento do risco de ataques.

Os lobos, geralmente, não atacam seres humanos
Os lobos, geralmente, não atacam seres humanos

Os lobos comunicam-se por meio de uivos, sinal utilizado em várias situações. Ao iniciar ou finalizar uma caçada, por exemplo, é comum que os lobos uivem. Além disso, os lobos utilizam essa forma de comunicação para sinalizar algum perigo, avisar que o território possui dono ou ainda localizar algum membro perdido.

Esses animais apresentam uma expectativa de vida de cerca de 13 anos. A maturidade sexual é atingida por volta dos três anos de idade.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Evolução da bola de futebol
Saiba sobre a composição e a modernização do símbolo do futebol.
África do Sul: o primeiro país africano a sediar uma Copa do Mundo de Futebol
A superação de um país afetado por uma política racial.
video icon
Texto" Matemática do Zero | Polígono convexo e não convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Polígono convexo e não convexo
Nessa aula veremos o que é um polígono convexo e um polígono não convexo a partir da definição matemática e, posteriormente, um “macete”.