Whatsapp icon Whatsapp

A contribuição da Prova Brasil para o ensino público

Decifrando os números da Prova Brasil.
Decifrando os números da Prova Brasil.

A Prova Brasil foi criada com o objetivo de avaliar a qualidade de ensino das escolas públicas localizadas nas regiões urbanas.

Conhecida como uma avaliação voltada para as habilidades em Língua Portuguesa (foco em leitura) e Matemática (foco na resolução de problemas) avalia estudantes do ensino fundamental do 5o e 9o ano (antiga 4a e 8a séries). As provas por serem aplicadas no final desses ciclos (5º e 9° anos) permitem analisar em que condições os alunos estão finalizando tais etapas de ensino.

Considerando que a Prova Brasil tem como principal meta identificar o desempenho das escolas públicas e suas respectivas turmas de alunos, o ideal é que todos os educadores que estejam envolvidos nessa missão dediquem-se ao estudo da avaliação originada em 2005, constatando o que e por que o aluno não aprendeu.

Vale ressaltar a importância do indivíduo em compreender e passar por testes, visto que são instrumentos de gestão extremamente necessários para a melhoria da qualidade de ensino. Tais testes resultarão num significado pedagógico, ou seja, os professores terão conhecimento do que os alunos dominam, bem como se possuem capacidade de assimilar diferentes conteúdos ou não, levando-os a criarem hipóteses esclarecendo o motivo que impediu certo aprendizado.

Além disso, a Prova Brasil é uma forma de diminuir as diferenças regionais existentes no meio, aproximando os currículos, visto que cada estado possui sua própria organização curricular.

Saiba Mais!

IDEB: Definido como Índice de Desenvolvimento da Educação básica (IDEB) é um indicador criado em 2007, que tem a função de combinar as notas do exame Prova Brasil, aplicado a crianças do 5o e 9o ano, ao rendimento escolar. O cumprimento das metas do IDEB por municípios, estados e escolas implica no recebimento de verbas.

• O manual da Prova Brasil encontra-se disponível no site www.cenpec.org.br para os educadores que tenham interesse em compreender melhor a estrutura e os objetivos da avaliação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Elen Cristine

Artigos Relacionados

A educação semipresencial
Os métodos pedagógicos dessa nova modalidade de ensino.
Boa Postura na Hora dos Estudos
Como manter a boa postura e não perder a concentração nos estudos.
Educação sexual “precoce” nas escolas?
A educação sexual como instrumento preventivo de DSTs, gravidez indesejada e precoce, AIDS e aborto.
Formação Contínua
As dez competências básicas propostas por Phillippe Perrenoud.
Profissão – A Hora da Escolha
Confira aqui alguns fatores que influenciam na escolha da profissão.