Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Educação
  3. Autoconhecimento e Vestibular

Autoconhecimento e Vestibular

Autoconhecimento e Vestibular
Profissão - é fundamental se conhecer bem

Autoconhecimento é a capacidade que a pessoa desenvolve, a fim de perceber a si mesma, distinguindo-se dos outros. Essa capacidade aparece com o desenvolvimento da maturidade, quando o sujeito consegue diferenciar aquilo que gosta do que não gosta, trazendo as principais características de sua pessoa, de sua personalidade. É avaliar as formas como você age diante das surpresas e dificuldades da vida, nos momentos de alegria, surpresa, medo ou angústia.

Isso é fundamental para a escolha de uma profissão, pois é percebendo suas preferências e sua forma de agir que você conseguirá ter segurança de que está indo pelo caminho certo.

Por mais que seus pais o orientem, tentando ajudá-lo, a decisão final deve ser sua, pois não adianta seguir uma carreira sem que tenha afinidade com a mesma. Vemos muitos jovens que seguem a mesma profissão dos pais, mesmo sem gostar delas. Com medo de magoá-los aceitam as sugestões, muitas vezes impostas, e tornam-se profissionais frustrados por não fazerem aquilo que mais gostam.

Aos poucos, vá delimitando seus caminhos, suas prioridades. Liste suas preferências nos estudos e comece a delimitar esse caminho. Valorize os talentos que tem em determinadas matérias. Se você gosta de matemática e tem facilidade com contas e lógica, não descarte esse conhecimento. Provavelmente você deve ser uma pessoa bem racional, prática e dinâmica, que deve aproveitar esses recursos para cursar a área de exatas, voltada para engenharia, redes de informática, sistema de informação, arquitetura, etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Se vê com simplicidade as disciplinas biológicas, aproveite seu encantamento e volte-se para essa área. Ajudar e cuidar das pessoas é um dom de Deus, então se ligue nos cursos como medicina, fisioterapia, odontologia, dentre outros.

Mas se seu encantamento está nos principais acontecimentos do mundo, fatos históricos e geográficos, política, artes e religião, então fique atento aos cursos da área das humanidades, como direito, relações internacionais, relações públicas, gestão de recursos humanos, história da arte, filosofia e outras.

Descubra-se, aprenda a valorizar suas facilidades diante dos conteúdos escolares e leve em conta suas principais características enquanto pessoa. Se ainda assim ficar em dúvida e não conseguir traçar uma escolha, procure antes a ajuda de um profissional, orientador vocacional, que lhe ajudará a se encontrar.

Assuntos Relacionados