Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Educação
  3. Cursos de Férias

Cursos de Férias

Entre as opções de atividades durante as férias, estão cursos de curta duração oferecidos por diversas instituições.

Cursos de Férias
A saída para quem não pretende viajar nas férias pode ser um curso durante os dias de folga

Pensar em férias, geralmente, é planejar viagens de passeio e lazer, pois, para a maioria das pessoas, estar nesse período de folga significa descanso. No entanto, existem aqueles que preferem aproveitar o tempo e ocupar a cabeça com atividades para aquisição de conhecimento, como cursos de férias.

Teatro, informática, circo, inglês, dança, rotinas administrativas e fotografia são algumas das opções de cursos que são ministrados por diversas instituições, inclusive algumas universidades renomadas. Em geral, são cursos rápidos, com duração de até 30 horas, mas que podem ser de grande valia para quem realiza.

Por se tratar de cursos com curta duração, o investimento é baixo e revela-se uma ótima alternativa para quem não pretende viajar ou que está com orçamento apertado, mas deseja sair da rotina. Os dias de descanso podem tornar-se de produtividade intelectual.

As possibilidades de qualificação no período de férias são muitas e há opções de cursos, workshops e seminários para todas as idades. É preciso apenas se antecipar e realizar as escolhas certas. Com certeza, as vantagens serão muitas.

Universitários

Para os estudantes universitários, esse tempo pode ser propício para cursar aquela matéria na qual foi reprovado ou, ainda, para antecipar disciplinas futuras. A maioria das instituições de educação superior oferece durante as férias disciplinas de modo intensivo, com as aulas previstas para o semestre ministradas durante um mês.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em geral, o investimento nesse tipo de curso é o mesmo que seria investido por matéria durante o semestre, mas cada instituição tem autonomia no funcionamento. Vale a pena se informar e recuperar o tempo perdido ou até mesmo antecipar o final do curso, adiantando matérias.

Programe-se

O primeiro passo é conferir a programação de atividades previstas para a sua região e ver qual delas se encaixa nos objetivos previstos. É importante também realizar uma programação financeira, incluindo taxa de inscrição, transporte e alimentação durante as aulas.

Se realmente existe o desejo de realizar um curso de férias, vale ressaltar que é importante ter dedicação ao tempo de estudo. Caso contrário, tempo e dinheiro serão perdidos por falta de empenho.

Outra dica valiosa é buscar um curso prazeroso e que será útil em algum momento. Isso proporcionará a devida motivação para não desistir no meio do caminho. Os estudos durante as férias podem ser uma grande vantagem para quem tem dificuldade de voltar à rotina depois do período de descanso, pois mantêm a atividade intelectual.

Assuntos Relacionados