Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Educação
  3. Desenvolvendo uma Boa Escrita

Desenvolvendo uma Boa Escrita

Desenvolvendo uma Boa Escrita
Treinar para escrever bem

Escrever bem é uma capacidade que desenvolvemos ao longo de nossa vida escolar. Nas primeiras séries, logo após a alfabetização, somos treinados a produzir textos para estimular a prática.

Porém, para que um aluno consiga desenvolver essa habilidade, é importante que seu contato com o mundo letrado aconteça desde a infância, através dos livros de histórias, peças teatrais, músicas, dentre outros. Essas atividades estimulam a criatividade bem como o vocabulário das crianças.

À medida que cresce, o estudante deve seguir uma rotina de leitura, a fim de que seu pensamento não seja massificado por outros meios de comunicação, mas para conseguir desenvolver a forma crítica de avaliar.

Trazer para a realidade fatos históricos e compará-los ao mundo em que vivemos atualmente é uma boa forma de ampliar sua percepção social.

Ler jornais e revistas de qualidade, que trazem fatos do dia a dia, também é um instrumento que aprimora a escrita, pois quanto mais se lê artigos bem escritos e de conteúdos significativos, mais se amplia a visão do mundo que se tem. Afinal, a leitura amplia a nossa capacidade de argumentação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ao longo da vida escolar o estudante deve exercitar sua escrita, pois a cada ano esta irá se tornando mais clara e desenvolta, em face da própria maturidade que apresenta.

No ensino médio é comum que nas aulas de redação sejam entregues tarefas em folha, com temas pré-definidos, principalmente de fatos sociais da atualidade. Isso porque a escola busca manter o aluno em exercício, para não chegar no vestibular com o monstro da redação à sua frente, além de fazê-lo se manter atualizado com as informações mundiais.

Enfim, a escola faz o seu papel no desenvolvimento intelectual do aluno, cumpre com as determinações legais, mas é preciso que este esteja disposto a desenvolver essa importante habilidade, que mais tarde será cobrada no vestibular, na faculdade e, principalmente, em sua profissão.

Assuntos Relacionados