Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Educação
  3. Dez cidades para visitar nas férias e aprender História do Brasil

Dez cidades para visitar nas férias e aprender História do Brasil

A viagem de férias pode ser uma grande oportunidade para estudar a História do Brasil. Mostramos para você dez cidades que são excelentes opções!

Dez cidades para visitar nas férias e aprender História do Brasil
Estudantes podem aprender sobre o Brasil visitando cidades históricas

É bem verdade que não há instrumento melhor para promover o aprendizado do que os livros, mas existem ferramentas que podem auxiliar os estudantes. Filmes, debates, laboratórios e aulas de campo podem ajudar bastante na relação entre professor e aluno.

Outra possibilidade é a busca por conhecimento durante as férias, seja na sua cidade, seja em um roteiro de viagem programado. As grandes cidades brasileiras contam com atrações turísticas que ajudam a conhecer a história da região e do país.

Se a intenção é aproveitar a folga para realizar uma viagem, vale a pena conferir as atrações culturais que a cidade de destino oferece. Para ajudar, o Mundo Educação listou dez cidades que ajudam a contar a história do Brasil.

1. Porto Seguro - Bahia

Porto Seguro
As primeiras missas do Brasil foram celebradas em igrejas de Porto Seguro. Crédito: Maila Facchini/Shutterstock

Localizado no litoral sul do estado Bahia, o município de Porto Seguro é considerado o marco do Descobrimento do Brasil, pois foi lá que, no ano de 1500, os portugueses aportaram pela primeira vez no continente sul-americano. Além da exuberante beleza das praias, a cidade conta ainda com algumas construções históricas que datam do século XVI. O Monte Pascoal também revela muita história, pois foi ele o primeiro sinal de terra avistado pelos portugueses.

2. Salvador

Salvador
O largo do Pelourinho, situado no Centro Histórico de Salvador, abriga casarões e igrejas dos séculos 17 e 18. Crédito: ESB Professional/Shutterstock

Também localizada no litoral baiano, a cidade São Salvador da Bahia de Todos os Santos, a atual Salvador, já foi capital do país durante o período em que o Brasil era colônia de Portugal. O Pelourinho, o Farol da Barra e a Igreja do Senhor do Bonfim revelam as belezas da história da capital baiana e do país. Salvador conta também com diversas praias e patrimônios naturais.

3. Rio de Janeiro

Rio de Janeiro
Cristo Redentor, no mirante do Corcovado, tem 30 metros de altura e foi inaugurado em 1931. Crédito: Dmitry Islentev/Shutterstock

Outra cidade que também já foi capital brasileira, o Rio de Janeiro é uma das principais atrações também para turistas estrangeiros. Na capital fluminense, conhecida por Cidade Maravilhosa, o Museu Histórico Nacional, a Ilha Fiscal, o Paço Imperial, o Jardim Botânico e a Igreja Nossa Senhora da Glória retratam parte da história local e nacional.

No Rio de Janeiro, está localizado também o Cristo Redentor, uma estátua de 38 metros de altura que é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo. Além disso, a Praia de Copacabana, o Pão de Açúcar e a Floresta da Tijuca completam os pontos turísticos com belezas naturais.

4. Ouro Preto - Minas Gerais

Ouro Preto
Igreja de São Francisco de Assis, considerada uma das obras-primas do barroco brasileiro. Crédito: Uwe Bergwitz/Shutterstock.

As ladeiras da histórica Ouro Preto, no interior de Minas Gerais, narram muitos fatos importantes. Cenário da Inconfidência Mineira, a cidade que antes se chamava Vila Rica abriga obras barrocas do artista Aleijadinho e construções do século XVI. A Unesco tombou a cidade como Patrimônio Histórico da Humanidade em 1980.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

5. Olinda - Pernambuco

Olinda
Olinda abriga o convento franciscano mais antigo do Brasil. Crédito: Diego Grandi/Shutterstock.

Considerada cidade-irmã da capital pernambucana (Recife), a cidade de Olinda funcionou como sede da Capitania e também do Estado de Pernambuco até 1827. Além da beleza das praias do Nordeste, Olinda abriga diversos casarões históricos, como o Convento São Francisco, que foi construído em 1585 e é o convento franciscano mais antigo do Brasil.

6. São Luís

São Luís
Praça Benedito Leite, em São Luís, é cercada por casas do período colonial. Crédito: Clecio Muller França Leal / Wikimedia Commons

A capital maranhense revela características ausentes na maioria das demais capitais brasileiras, assimilando a cultura francesa, holandesa e portuguesa. As construções da cidade, algumas do século XVI, contam parte da história da ocupação europeia no Brasil. São Luís conta ainda com diversas praias como pontos turísticos e fica a 250 km dos famosos lençóis maranhenses.

7. São Cristóvão - Sergipe

Praça São Francisco, em São Cristóvão, foi fundada em 1607. Crédito: Anderson Schneider/IPHAN

Localizada na Região Metropolitana de Aracaju, a cidade de São Cristóvão foi capital sergipana até 1855. A influência espanhola marca os traços do conjunto arquitetônico colonial preservado na cidade. Entre os pontos históricos, está a Praça de São Francisco, tombada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.

8. São Miguel das Missões - Rio Grande do Sul

São Miguel das Missões
Sítio histórico São Miguel Arcanjo apresenta ruinas de igrejas, escolas e outras construções do século XVIII. Crédito: Prefeitura de São Miguel das Missões

Em suas missões para catequizar os índios, os Padres Jesuítas criaram a Redução de São Miguel Arcanjo, onde hoje existe um grande sítio arqueológico. O acervo histórico de São Miguel das Missões, no interior gaúcho, reúne as ruínas de uma igreja e imagens sacras feitas pelos Índios Guarani.

9. São Paulo

São Paulo
Museu do Ipiranga conta a história da Independência do Brasil. Crédito: Diego Grandi/Shutterstock.

A maior cidade do Brasil, São Paulo, conta hoje com mais de 11 milhões de habitantes. O grande desenvolvimento urbano da cidade levou embora parte de seu acervo histórico, mas é impossível pensar a história do país sem passar pela capital paulista. O Museu do Ipiranga, o Monumento à Independência e a Estação da Luz ajudam a contar parte das memórias do país.

10. Brasília

Brasília
Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Catedral de Brasília foi o primeiro monumento criado na capital do país. Crédito: Tacio Philip Sansonovski/Shutterstock.

Uma das cidades mais jovens do país, a capital federal foi projetada na década de 1950 e reúne um grande e moderno projeto arquitetônico elaborado por Oscar Niemeyer. Em toda a cidade é possível ver prédios e estruturas com curvas bem peculiares.

Entre as atrações turísticas da cidade, está a Praça dos Três Poderes, que revela, em uma visita guiada, as principais características da república. A Catedral de Brasília, a Ponte JK, o Parque da Cidade e o Estádio Nacional guardam outras belezas do Planalto Central.

Assuntos Relacionados