Whatsapp icon Whatsapp

Dez cidades para visitar nas férias e aprender História do Brasil

A viagem de férias pode ser uma grande oportunidade para estudar a História do Brasil. Mostramos para você dez cidades que são excelentes opções!
Mala de viagem em referência às férias.
Estudantes podem aprender sobre o Brasil visitando cidades históricas.

É bem verdade que não há instrumento melhor para promover o aprendizado do que os livros, mas existem ferramentas que podem auxiliar os estudantes. Filmes, debates, laboratórios e aulas de campo podem ajudar bastante na relação entre professor e aluno.

Outra possibilidade é a busca por conhecimento durante as férias, seja na sua cidade, seja em um roteiro de viagem programado. As grandes cidades brasileiras contam com atrações turísticas que ajudam a conhecer a história da região e do país.

Se a intenção é aproveitar a folga para realizar uma viagem, vale a pena conferir as atrações culturais que a cidade de destino oferece. Para ajudar, o Mundo Educação listou dez cidades que ajudam a contar a história do Brasil.

Veja também: Oito filmes sobre a Primeira Guerra Mundial

1. Porto Seguro - Bahia

Igreja em Porto Seguro.
As primeiras missas do Brasil foram celebradas em igrejas de Porto Seguro. Crédito: Maila Facchini/Shutterstock

Localizado no litoral sul do estado Bahia, o município de Porto Seguro é considerado o marco do Descobrimento do Brasil, pois foi lá que, no ano de 1500, os portugueses aportaram pela primeira vez no continente sul-americano. Além da exuberante beleza das praias, a cidade conta ainda com algumas construções históricas que datam do século XVI. O Monte Pascoal também revela muita história, pois foi ele o primeiro sinal de terra avistado pelos portugueses.

2. Salvador 

Pelourinho em Salvador.
O largo do Pelourinho, situado no Centro Histórico de Salvador, abriga casarões e igrejas dos séculos 17 e 18. Crédito: ESB Professional/Shutterstock

Também localizada no litoral baiano, a cidade São Salvador da Bahia de Todos os Santos, a atual Salvador, já foi capital do país durante o período em que o Brasil era colônia de Portugal. O Pelourinho, o Farol da Barra e a Igreja do Senhor do Bonfim revelam as belezas da história da capital baiana e do país. Salvador conta também com diversas praias e patrimônios naturais.

3. Rio de Janeiro

Cristo Redentor, no mirante do Corcovado.
Cristo Redentor, no mirante do Corcovado, tem 30 metros de altura e foi inaugurado em 1931. Crédito: Dmitry Islentev/Shutterstock

Outra cidade que também já foi capital brasileira, o Rio de Janeiro é uma das principais atrações também para turistas estrangeiros. Na capital fluminense, conhecida por Cidade Maravilhosa, o Museu Histórico Nacional, a Ilha Fiscal, o Paço Imperial, o Jardim Botânico e a Igreja Nossa Senhora da Glória retratam parte da história local e nacional.

No Rio de Janeiro, está localizado também o Cristo Redentor, uma estátua de 38 metros de altura que é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo. Além disso, a Praia de Copacabana, o Pão de Açúcar e a Floresta da Tijuca completam os pontos turísticos com belezas naturais.

4. Ouro Preto - Minas Gerais

Igreja de São Francisco de Assis.
Igreja de São Francisco de Assis, considerada uma das obras-primas do barroco brasileiro. Crédito: Uwe Bergwitz/Shutterstock

As ladeiras da histórica Ouro Preto, no interior de Minas Gerais, narram muitos fatos importantes. Cenário da Inconfidência Mineira, a cidade que antes se chamava Vila Rica abriga obras barrocas do artista Aleijadinho e construções do século XVI. A Unesco tombou a cidade como Patrimônio Histórico da Humanidade em 1980.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

5. Olinda - Pernambuco

Vista aérea de Olinda.
Olinda abriga o convento franciscano mais antigo do Brasil. Crédito: Diego Grandi/Shutterstock

Considerada cidade-irmã da capital pernambucana (Recife), a cidade de Olinda funcionou como sede da Capitania e também do Estado de Pernambuco até 1827. Além da beleza das praias do Nordeste, Olinda abriga diversos casarões históricos, como o Convento São Francisco, que foi construído em 1585 e é o convento franciscano mais antigo do Brasil.

6. São Luís

Praça Benedito Leite, em São Luís.
Praça Benedito Leite, em São Luís, é cercada por casas do período colonial. Crédito: Ksenia Ragozina/Shutterstock

A capital maranhense revela características ausentes na maioria das demais capitais brasileiras, assimilando a cultura francesa, holandesa e portuguesa. As construções da cidade, algumas do século XVI, contam parte da história da ocupação europeia no Brasil. São Luís conta ainda com diversas praias como pontos turísticos e fica a 250 km dos famosos lençóis maranhenses.

Veja também: Cursos de férias que podem ajudar no lazer ou no crescimento profissional

7. São Cristóvão - Sergipe

Praça São Francisco, em São Cristóvão.
Praça São Francisco, em São Cristóvão, foi fundada em 1607. Crédito: Anderson Schneider/IPHAN

Localizada na Região Metropolitana de Aracaju, a cidade de São Cristóvão foi capital sergipana até 1855. A influência espanhola marca os traços do conjunto arquitetônico colonial preservado na cidade. Entre os pontos históricos, está a Praça de São Francisco, tombada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.

8. São Miguel das Missões - Rio Grande do Sul

Sítio histórico São Miguel Arcanjo.
Sítio histórico São Miguel Arcanjo apresenta ruinas de igrejas, escolas e outras construções do século XVIII.

Em suas missões para catequizar os índios, os padres jesuítas criaram a Redução de São Miguel Arcanjo, onde hoje existe um grande sítio arqueológico. O acervo histórico de São Miguel das Missões, no interior gaúcho, reúne as ruínas de uma igreja e imagens sacras feitas pelos Índios Guarani.

9. São Paulo

Museu do Ipiranga.
Museu do Ipiranga conta a história da Independência do Brasil. Crédito: Diego Grandi/Shutterstock

A maior cidade do Brasil, São Paulo, conta hoje com mais de 11 milhões de habitantes. O grande desenvolvimento urbano da cidade levou embora parte de seu acervo histórico, mas é impossível pensar a história do país sem passar pela capital paulista. O Museu do Ipiranga, o Monumento à Independência e a Estação da Luz ajudam a contar parte das memórias do país.

10. Brasília

Catedral de Brasília.
Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Catedral de Brasília foi o primeiro monumento criado na capital do país. Crédito: Tacio Philip Sansonovski/Shutterstock

Uma das cidades mais jovens do país, a capital federal foi projetada na década de 1950 e reúne um grande e moderno projeto arquitetônico elaborado por Oscar Niemeyer. Em toda a cidade é possível ver prédios e estruturas com curvas bem peculiares.

Entre as atrações turísticas da cidade, está a Praça dos Três Poderes, que revela, em uma visita guiada, as principais características da república. A Catedral de Brasília, a Ponte JK, o Parque da Cidade e o Estádio Nacional guardam outras belezas do Planalto Central.

Publicado por Rafael Batista

Artigos Relacionados

A história do Nordeste Brasileiro na obra de José Lins do Rego
História na Literatura: saiba mais sobre a história do Nordeste Brasileiro na obra de José Lins do Rego.
As Primeiras Cidades
O surgimento dos primeiros núcleos urbanos no Brasil.
As Primeiras Cidades
O surgimento dos primeiros núcleos urbanos no Brasil.
Cinco filmes para estudar Biologia
Confira cinco filmes para estudar Biologia e torne seus estudos mais produtivos!
Cinco filmes para estudar Biologia
Confira cinco filmes para estudar Biologia e torne seus estudos mais produtivos!
Cursos de Férias
Confira como os cursos de férias podem ajudar no lazer ou no crescimento profissional!
Cursos de Férias
Confira como os cursos de férias podem ajudar no lazer ou no crescimento profissional!
Ecoturismo
A valorização do meio ambiente através de uma vertente do turismo.
Ecoturismo
A valorização do meio ambiente através de uma vertente do turismo.
Ecoturismo
A valorização do meio ambiente através de uma vertente do turismo.
Férias Escolares
Organizando atividades prazerosas para distrair a criançada.
Férias Escolares
Organizando atividades prazerosas para distrair a criançada.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Ângulos complementares e suplementares" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Ângulos complementares e suplementares
Nessa aula veremos o que são ângulos complementares e suplementares. Complementares são ângulos adjacentes, de mesmo vértice, cuja soma é um ângulo reto (90 graus). Supelmentares são ângulos adjacentes, de mesmo vértice, cuja soma é uma ângulo raso ou meia volta (180 graus).

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.