Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Educação
  3. Pedagogia EAD é um dos cursos mais procurados pelos brasileiros

Pedagogia EAD é um dos cursos mais procurados pelos brasileiros

Em 2019, as matrículas nos cursos a distância superaram a oferta de graduações presenciais no Brasil. Essa foi a primeira vez que isso aconteceu. E entre os cursos mais procurados, está a Pedagogia EAD, acompanhada de outros destaques, como Administração, Contabilidade, Gestão de Pessoas e Serviço Social.

No ano passado, foram 7,1 milhões de vagas no EAD contra 6,3 milhões no presencial, segundo dados do Censo da Educação Superior, realizado pelo Inep. Outra informação relevante é que, em 2010, apenas 34% dos estudantes de licenciatura, modalidade que inclui o curso de pedagogia, optavam pelo ensino EAD. Já em 2019, o resultado foi para 61%.

Mas quais são os motivos que levam à grande procura pelo curso de pedagogia EAD? Muitas pessoas enxergaram a demanda por novos professores, além disso, profissionais que já trabalhavam na área precisavam de formação. Sendo assim, o curso a distância mostrou-se a opção mais prática, já que consegue aliar a flexibilidade de horários com um preço menor e a mesma qualidade do ensino presencial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cursos a distância cresceram mais de 150% em 7 anos

E a pedagogia EAD e os demais cursos de licenciatura são os responsáveis por esses altos números de crescimento. Entre o período de 2010 e 2017, a quantidade de alunos matriculados em cursos a distância subiu 163%. Contra esse crescimento, a modalidade presencial recuou 14%.

Podemos concluir que poucos alunos estão abandonando seus cursos presenciais para migrarem para o EAD. Na verdade, pessoas que anteriormente não viam o ensino superior como uma possibilidade estão tendo oportunidade na educação, graças às facilidades do ensino a distância.

Publicado por: Equipe Mundo Educação