Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Educação
  3. Retornando às Aulas

Retornando às Aulas

Retornando às Aulas
Dinâmica de grupo ajuda a integração dos alunos

Com o início do ano letivo, muitos jovens sentem-se inseguros na hora de voltar para a escola, principalmente se tiver mudado de instituição. As dúvidas são várias como: se vai ser bem aceito pelo novo grupo, se encontrará algum colega antigo, se conseguirá acompanhar o ritmo de ensino, etc.

Para enfrentar um novo ano letivo leve em conta tudo aquilo que você já aprendeu, inclusive a forma de se relacionar com outras pessoas.

Ao chegar à escola, procure pessoas que você já teve algum contato. Pode ser um colega de academia ou de um curso de línguas, algum conhecido da família ou da igreja que você frequenta, um vizinho, um indivíduo que tenha visto num consultório médico ou dentário, dentre outras.

Seja simpático, cumprimente, sorria, pois dessa forma você abrirá espaço para que outras pessoas se aproximem de você, criando novos amigos

Na sala de aula, aproxime-se dos colegas que estão do seu lado, busque informações acerca da escola, dos professores, das aulas de educação física e laboratório, uma vez que assim estará dando a oportunidade para eles se aproximarem de você também.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os professores costumam propor momentos de integração do grupo, através de dinâmicas de apresentação e de relacionamento entre um e outro. Com isso, todos irão se envolvendo, conversando e abrindo espaço para novas amizades.

Normalmente, nos primeiros dias, os professores costumam dar aulas mais descontraídas, a fim de ajudar o grupo a se integrar. Alguns brincam, contam piadas, outros dão explicações acerca de sua disciplina, das formas como trabalha e das exigências que costuma fazer.

Alguns alunos são mais tímidos e precisam de maior atenção. Se você não tem esse perfil, tente identificar os colegas menos expressivos e ajude-os a interagir com o restante do grupo, o que também será uma forma de conquistar a sua confiança e, conseqüentemente, sua amizade.

A princípio, entrar numa nova escola, é como olhar um quebra-cabeça desmontado, mas como este, as peças irão se encaixando aos poucos, até que o grupo esteja totalmente integrado. O importante é buscar interagir com o novo grupo.

Assuntos Relacionados