Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Festa Junina
  3. Simpatias Juninas

Simpatias Juninas

Por ser de origem popular, as festas juninas apresentam riquezas culturais, folclóricas, como as comidas típicas, as danças, as simpatias e as brincadeiras.

As simpatias são rituais da cultura popular, onde se busca a realização de um desejo. Estão diretamente ligadas a fatos anteriormente acontecidos, como no caso da conhecida regra que não se pode comer manga depois de tomar leite ou vice-versa.

Talvez porque alguém tenha passado mal com a mistura, esse fato foi se espalhando, tornando-se conhecido em todo o Brasil, fazendo com que hoje ninguém se arrisque a misturar tais alimentos.

Outra simpatia que faz parte do povo brasileiro é a de dar três batidinhas na madeira e dizer isola, para evitar que algo ruim aconteça.

Para ganhar muito dinheiro ou manter o padrão de vida, coloque três moedas no fundo de um saleiro, mas não deixe o sal acabar. O sal é um elemento que afasta as energias ruins, pesadas, mantendo a pessoa sempre com bem-estar.

O fermento também ajuda nas finanças, pois como faz a fartura do pão, também traz a fartura do dinheiro. Para conseguir um aumento de salário é só colocar fermento dentro de uma vasilha de barro e pedir o aumento desejado.

Algumas simpatias fazem parte das tradições juninas, como a de arrumar um namorado, pedido feito a santo Antônio. Através de uma promessa, a pessoa pede um companheiro, colocando a imagem do santo de castigo, virada de cabeça para baixo. Quando o amado aparecer, desvira-se o santo e faz os agradecimentos e o cumprimento da promessa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Descobrir quem será seu namorado não é fácil. Na noite do dia 12 de junho, escreva os nomes de três pessoas que você gosta em papeizinhos e dobre-os. Depois, coloque-os numa bacia com água e deixe passar a noite toda. O papel que amanhecer aberto será a pessoa que vai te namorar.

Para saber se vai se casar com uma pessoa mais nova ou mais velha é só jogar um galho de manjericão na fogueira. Se este murchar é porque o par será mais velho, se ficar ainda verde o par será mais novo.

Conseguir alegria e proteção não é coisa fácil, mas para são João nada é impossível. Na véspera do dia 13 de junho coloque de molho, em uma bacia, folhas de manjericão, um galho de arruda, outro de alecrim e alguns cravos da índia. No dia seguinte, ao terminar o banho, jogue essa água sobre seu corpo, enxugando-se levemente. É o famoso ritual para tirar mal olhado.

Crenças populares que usam amuletos, santos e a fé
Crenças populares que usam amuletos, santos e a fé
Publicado por: Jussara Barros

Assuntos Relacionados