Dentre seus ensinamentos, prega a imortalidade do ser humano, estimula as pessoas a eliminar seus traumas para obter a mente limpa e relata que a sobrevivência do homem depende dele mesmo, dos outros e da interação cósmica. Por tal ensinamento, é vista em alguns países como uma seita que aplica lavagem cerebral em seus adeptos.
A principal prática da cientologia é a Dianética, metodologia que auxilia e alivia as sensações e emoções indesejadas, medos e até doenças psicossomáticas. Tal prática é chamada de audição e tem o objetivo de clarear a mente restabelecendo o controle realístico e percebendo as informações armazenadas na mente. A cientologia realiza cultos aos domingos, aulas formais, batismos, casamentos e outras cerimônias de ordem religiosas.
Chegou ao Brasil em 1994 trazida por Lucia Winther, que se tornou líder do culto e porta-voz do país observando tudo o que é falado por seus adeptos à mídia e vistoriando todo o trabalho de impressão feito pela editora que publica livros relacionados à religião. Os livros relacionados à cientologia no Brasil já foram vendidos a quatro mil pessoas, porém a pequena minoria se interessou pela nova religião.
A cientologia conta com oito milhões de adeptos espalhados pelo mundo, sendo que somente 200 residem no Brasil.

L. Ron Hubbard: Pai da Cientologia