Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Termologia
  4. A cor do Calor

A cor do Calor

No século XIX, o calor era comumente dividido em duas categorias: luminoso e obscuro.

O calor luminoso é a luz emitida pelo corpo, e o obscuro transporta o calor, que não é visto. Era como se houvessem dois tipos de radiação.

Quando os estudos voltados ao espectro da radiação térmica foram iniciados, através da radiação do corpo negro, os gráficos gerados mostravam que não existia nenhum tipo de continuidade que pudesse relacionar as radiações não luminosas (calor obscuro) com as luminosas (calor luminoso).

A relação entre temperatura e emissão de radiação não é algo meramente do acaso, o fato existe porque a temperatura é o estado de agitação entre as moléculas de um corpo, e quanto mais agitadas estiverem, numa espécie de movimento acelerado, mais essas moléculas emitem radiação eletromagnética.

Essa teoria foi apresentada por Planck na tentativa de tentar descrevê-la, ou seja, tornar um termo puramente matemático num termo capaz de ser compreendido por meio dos significados físicos, tudo isso através dos estudos feitos baseados nas teorias da termodinâmica postuladas por Boltzmann.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Entendendo a diferença entre as radiações
Entendendo a diferença entre as radiações
Publicado por: Talita Alves dos Anjos

Assuntos Relacionados