Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Mecânica
  4. A Nova Teoria Gravitacional

A Nova Teoria Gravitacional

A nova teoria gravitacional, conhecida como teoria da relatividade, foi proposta por Einstein. Ela tornou-se mais abrangente do que a teoria proposta por Newton.

Planetas se movem em torno do Sol devido a ação da Gravidade
Planetas se movem em torno do Sol devido a ação da Gravidade

A lei da Gravitação Universal, proposta por Isaac Newton no século XVII, foi fundamental para o desenvolvimento não só da astronomia, mas da física de uma forma geral. Atualmente, as ideias sobre a gravitação estão bastante alteradas e ampliadas pela teoria da gravitação proposta por Einstein, em 1915, conhecida como Teoria da Relatividade Geral.

É com base nesta teoria que, ainda hoje, cientistas interpretam fenômenos que ocorrem não só no sistema solar, mas em todo o Universo. A teoria gravitacional tornou-se muito mais abrangente, envolvendo distâncias fantásticas e novos objetos astronômicos, tais como buracos negros, estrelas de nêutrons, galáxias, e quasares.

Os enormes avanços observados na construção dos telescópios, na eletrônica moderna, nos computadores e nos voos espaciais transformam as pesquisas referentes à gravitação, confinadas até então quase que exclusivamente em estudos teóricos, em um enorme empreendimento experimental. Neste campo, uma das ideias que vem despertando grandes atenções é a busca de uma radiação gravitacional, isto é, da existência de ondas gravitacionais que seriam emitidas pela matéria de maneira semelhante à emissão de ondas eletromagnéticas pelas cargas elétricas.
Tudo indica que a preocupação em verificar a existência dessas radiações gravitacionais será um dos principais objetos de pesquisa no campo da Nova Física nesse século, abrindo, assim, uma nova e ampla janela para o conhecimento do Universo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assuntos Relacionados