Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Ondulatória
  4. A Reflexão do Som

A Reflexão do Som

A Reflexão do Som ocorre quando uma onda sonora propaga-se e encontra um obstáculo, incide sobre a barreira e retorna para o meio no qual estava se propagando.

É possível determinar a posição de cardumes por meio da reflexão de ondas sonoras captadas por um sonar
É possível determinar a posição de cardumes por meio da reflexão de ondas sonoras captadas por um sonar

Os fenômenos ondulatórios obedecem aos princípios gerais da propagação ondulatória. Contudo, em razão da sua natureza ondulatória, as ondas sonoras não podem ser polarizadas, mas sofrem os outros fenômenos que são: reflexão, refração, difração, interferência e efeito Doppler.
A reflexão do som ocorre da mesma forma que a reflexão da luz. Quando uma onda sonora propaga-se e encontra um obstáculo, como uma parede, incide sobre a barreira e retorna para o meio no qual estava propagando-se. Desse acontecimento, originam-se dois outros, os quais são chamados de eco e reverberação.
Qualquer som pode sofrer o fenômeno da reflexão, mas os seres humanos só conseguem distinguir o som emitido do que é refletido quando este último retorna ao ouvido humano em um intervalo de tempo igual ou superior a 0,1 segundo. Além disso, se a velocidade do som no ar for igual a 343 m/s, o obstáculo no qual ocorre a reflexão deve estar a uma distância igual ou maior que 17,15 m. Se o som refletido retornar à fonte em um intervalo menor que 0,1 segundos, acontece o fenômeno da reverberação. Podemos distinguir eco de reverberação da seguinte forma:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • O eco ocorre quando o som refletido retorna à fonte depois da extinção total do som original.

  • A reverberação acontece quando o som refletido retorna à fonte antes que o som original tenha se extinguido, ou seja, ocorre o reforço do som emitido.

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados