Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Ondulatória
  4. A Sensibilidade Auditiva

A Sensibilidade Auditiva

A sensibilidade auditiva humana não consegue perceber todas alterações na frequência da intensidade sonora. Por causa disso, nossos ouvidos não captam todas as frequências.

O sistema auditivo humano é muito sensível às alterações da frequência sonora. Pequenas variações na frequência dos sons fazem com que o sistema auditivo humano perceba que eles tornaram-se mais graves ou mais agudos.

Entretanto, essa sensibilidade às alterações na frequência da intensidade sonora é pequena, fato que não possibilita ao ouvido humano captar as frequências sonoras dos ultrassons e dos infrassons, pois eles não estão na faixa de frequência auditiva percebida pelo ouvido humano, que é de 20 hertz a 20 000 hertz.

Alguns estudos indicam que a percepção auditiva das variações de intensidade sonora é, aproximadamente, igual a 1dB, o que significa dizer que é necessário um aumento de 1dB no nível do som para que possamos perceber um pequeno aumento na intensidade sonora.
O infrassom e o ultrassom não provocam sensibilidade ao nosso sistema auditivo porque, como já foi mencionado, as suas frequências sonoras encontram-se fora da faixa auditiva perceptível ao ouvido humano. No entanto, existem animais que conseguem perceber o ultrassom. Experiências mostram que o cachorro é um desses animais que conseguem perceber ultrassons que chegam até 50 000 hertz. É por esse motivo que eles são adestrados para atender a apitos de ultrassons, os quais o ser humano não consegue perceber. Os morcegos são outros animais que também conseguem captar as frequências dos ultrassons. Esses animais conseguem emitir e ouvir frequências sonoras que chegam até 120 000 hertz.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Apesar de o ultrassom não ser percebido pelo sistema auditivo humano, ele é muito utilizado em um aparelho chamado sonar, que localiza objetos e determina a distância até eles. Esse aparelho é utilizado, por exemplo, na pesca, para encontrar os cardumes, ou mesmo em submarinos, para saber a distância em relação a um determinado obstáculo.

Sistema auditivo humano
Sistema auditivo humano
Publicado por: Marco Aurélio da Silva Santos
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados