Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Mecânica
  4. Aerodinâmica

Aerodinâmica

A aerodinâmica é o ramo de estudos que busca entender as forças que os fluidos exercem sobre os corpos que neles estão emersos, sejam eles barcos a vela, automóveis, aviões, qualquer que seja o corpo que se desloque no ar. Os cientistas estudam as forças aerodinâmicas, tais como a força de sustentação e de arrasto, porque elas interferem tanto em corpos estáticos quanto em corpos em movimento, utilizando seus princípios para projetar meios de locomoção como, por exemplo, automóveis capazes de atingir altas velocidades. Os estudos na parte da aerodinâmica foram de total importância para a construção dos primeiros aviões, e atualmente a indústria aeronáutica utiliza os princípios da aerodinâmica para construir qualquer tipo de avião, mas a utilização dos princípios não fica restrita somente à construção de aviões e carros, eles são utilizados também na construção de pontes e edifícios, de modo que eles possam suportar a força dos ventos a que eles ficam submetidos.

Uma importante aplicação da aerodinâmica se encontra nas asas dos aviões e nos aerofólios dos carros. Nos aviões as asas são projetadas para que o fluxo de ar na parte de baixo seja menor, causando assim uma diferença de pressão que acaba por fazer surgir uma força de sustentação de baixo para cima, que faz a sustentação do avião no ar. Nas asas existem ainda várias partes menores que se movimentadas podem fazer com que o avião mude a trajetória, ganhe ou perca velocidade e até aumente ou diminua sua altitude. Nos carros, principalmente os carros de corrida (F1), os aerofólios também são projetados para que os carros fiquem “grudados” no chão quando em altas velocidades.

Os desenhistas como também os engenheiros utilizam os princípios da aerodinâmica com o intuito de melhorar o desempenho dos corpos, tanto móveis quanto estáticos. A aerodinâmica é a parte da engenharia que estuda a dinâmica dos fluidos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A aerodinâmica é aplicada em carros de corridas
A aerodinâmica é aplicada em carros de corridas
Publicado por: Tiago Dantas