Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Eletricidade
  4. Amperímetro

Amperímetro

Os amperímetros são instrumentos de medidas elétricas que são usados para determinar a intensidade da corrente elétrica que passa através de um fio ou circuito elétrico.

O amperímetro é um dispositivo de medida usado para determinar a intensidade da corrente elétrica que percorre por circuitos e fios condutores. Os amperímetros podem ser digitais ou analógicos, no entanto, em seu interior, todos os amperímetros são muito parecidos, pois são construídos a partir de um dispositivo ainda mais fundamental – o galvanômetro.

Para que serve o amperímetro?

O amperímetro é um dispositivo utilizado para a medida da corrente elétrica. Para isso, é necessário usá-lo de forma correta e segura, respeitando as normas necessárias de segurança para a sua operação.

O símbolo que representa o amperímetro é um círculo simples que pode ou não vir acompanhado de uma seta e a letra A em seu centro:


O símbolo utilizado para designar um amperímetro.

Amperímetro ideal

No estudo da eletricidade, é comum que se faça a divisão entre amperímetros ideais e reais. O amperímetro ideal é aquele que pode ser inserido nos circuitos elétricos sem que haja qualquer interferência em seu funcionamento: a corrente elétrica e a tensão no circuito não sofrem nenhuma alteração.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os amperímetros ideais não possuem resistência elétrica, ou seja, eles não possuem a capacidade de se oporem à corrente elétrica, e devem ser conectados em série ao circuito, desse modo, a corrente elétrica pode atravessá-lo sem sofrer nenhuma queda de potencial.

Todos os amperímetros devem ser ligados em série ao circuito, como mostra a figura abaixo:


Os amperímetros devem ser ligados em série ao circuito.

Veja também: O que é ponte de Wheatstone?

Amperímetro real

O amperímetro real é aquele utilizado no dia a dia. Ele não é perfeito: apresenta uma resistência elétrica, mesmo que muito baixa, isto é, esse amperímetro possui uma capacidade pequena de opor-se à corrente elétrica. Por isso, ao conectá-lo ao circuito, é necessário certificar-se de que sua resistência seja muito menor que a resistência do circuito, para que as medidas realizadas não sejam alteradas pela presença do amperímetro.

O amperímetro alicate mede a corrente elétrica sem necessidade de se cortar o fio.
O amperímetro alicate mede a corrente elétrica sem necessidade de se cortar o fio.

Veja também: Segunda lei de Ohm

Fórmulas para amperímetros

A maior parte dos exercícios envolve a instalação de amperímetros ideais em circuitos elétricos formados por geradores e resistores. Nesse caso, para determinarmos a corrente elétrica que é registrada por esses medidores, é necessário que se calcule a resistência equivalente do circuito, e também que se utilize a 1ª Lei de Ohm, cuja fórmula é exibida abaixo:


U – Tensão elétrica
R – Resistência elétrica
i – corrente elétrica

Além disso, lembre-se dos princípios da eletrodinâmica, definidos por meio das leis de Kirchoff, também conhecidas como princípio da conservação das cargas e princípio da conservação de energia:

  • Conservação das cargas: A soma de todas as correntes elétricas que chegam a um nó do circuito é igual à soma das correntes elétricas que o deixam.

  • Conservação da energia: Em uma malha do circuito, a soma de todos os potenciais elétricos deve ser nula.

Medidores elétricos

Além dos amperímetros, existem diversos aparelhos que são usados para realizar medidas de grandezas elétricas. Confira os principais dispositivos de medidas elétricas e a sua função principal:

  • Multímetro: São os aparelhos de medidas elétricas mais utilizados, reúne diversas funções, como amperímetro, voltímetro e ohmímetro.

  • Voltímetro: É usado para medir a tensão elétrica entre dois pontos de um circuito.

  • Ohmímetro: Esse aparelho é utilizado para determinar a medida de resistência elétrica de algum fio ou resistor

Amperímetro e voltímetro ligados a circuito elétrico.
Amperímetro e voltímetro ligados a circuito elétrico.

  

Os amperímetros são utilizados para realizar medidas de corrente elétrica.
Os amperímetros são utilizados para realizar medidas de corrente elétrica.
Publicado por: Rafael Helerbrock

Assuntos Relacionados