Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Óptica
  4. Arco-Íris

Arco-Íris

O arco-íris é um fenômeno físico e químico que ocorre quando há separação da luz solar e após esta separação sofre desvios provocados por gotas de chuvas da atmosfera. Normalmente é visto quando as chuvas cessam e o sol reaparece. Nos desvios sofridos, a luz solar entra nas gotas de água refletindo sua luz e novamente são desviados ao serem lançados para fora da gota.

As cores que aparecem em um arco-íris são: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta, nessa ordem. Não possui ângulos, tamanho e nem local certo para ocorrer, essas características são variáveis. O ângulo é variável por causa das gotas de água que o influencia. O tamanho varia de acordo com a paisagem que está próxima ao observador, pois como é uma ilusão de óptica nosso cérebro o relaciona com o que está mais próximo. Se o observador estiver próximo de montanhas o arco-íris será maior do que se o observador estiver em um local plano.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pode-se visualizar três formações de arco-íris ao mesmo tempo, isso em raras situações. Estas manifestações raras ocorrem quando a reflexão de luz solar aparece em gotas de chuvas, em ângulos superiores. Nesta ocorrência, as cores do arco-íris se manifestam de forma invertida.

Aparição de um arco-íris
Aparição de um arco-íris
Publicado por: Gabriela Cabral

Assuntos Relacionados