Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Eletricidade
  4. Associação de geradores elétricos em paralelo

Associação de geradores elétricos em paralelo

Se geradores iguais fossem associados em paralelo, manteriam juntos a mesma diferença de potencial U
Se geradores iguais fossem associados em paralelo, manteriam juntos a mesma diferença de potencial U

É comum colocarmos diversas pilhas, isto é, geradores, em brinquedos, controles de TV etc. Em todos esses aparelhos as pilhas (geradores) são colocadas em uma associação em série. Em nenhum momento nos deparamos com uma associação de geradores em paralelo, isso não acontece porque nenhum aparelho funciona com suas pilhas associadas em paralelo, pois não há vantagem nessa associação.

Nesse tipo de ligação, todos os polos das pilhas, isto é, dos geradores, devem ser ligados entre si e todos os polos negativos também.

Vamos considerar a figura acima; vamos supor que todos os geradores são iguais, possuem a mesma força eletromotriz ε (fem) e possuem também a mesma resistência interna r.

Vamos supor que a intensidade da corrente elétrica que percorre a associação seja i, sendo assim, podemos dizer que a corrente elétrica em cada um dos geradores é

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sendo assim, os geradores associados mantêm, em conjunto, uma diferença de potencial U entre os terminais da associação. Para o gerador equivalente temos:

Para cada um dos geradores da associação temos que:

Se igualarmos ambas a equações, teremos:

Realizando a identidade entre os termos antes da igualdade e depois da igualdade, temos:

Podemos concluir de toda essa matemática que em uma associação de geradores iguais em paralelo, a força eletromotriz (ε) é a mesma, ocorrendo, portanto, apenas a diminuição da resistência interna.

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados