Whatsapp icon Whatsapp

Calor

Calor é a energia transmitida espontaneamente entre corpos que se encontram em diferentes temperaturas. Por tratar-se de uma forma de energia, o calor é expresso em Joules, entretanto, por razões históricas, é comum que utilizemos a caloria como uma unidade de medida alternativa para medidas de calor.

O calor pode ser transferido entre diferentes sistemas termodinâmicos por meio dos processos de condução, convecção e radiação. Além disso, de acordo com a Lei Zero da termodinâmica, o calor só pode fluir de maneira espontânea entre corpos que apresentem alguma diferença de temperatura.

O calor é um importante conceito da física e comumente confundido com temperatura.
O calor é um importante conceito da física e comumente confundido com temperatura.

 

Tipos de calor

  • Calor sensível

O calor sensível é o tipo de calor que está presente em processos que apresentam variações de temperatura. O calor sensível é diretamente proporcional à variação de temperatura, isto é, quanto maior for a quantidade de calor recebida por um corpo, maior será o aumento de temperatura. Confira a fórmula utilizada para o cálculo do calor sensível:

Q - calor (J ou cal)

m - massa (kg ou g)

c - calor específico (cal/gºC ou K/kg.K)

ΔT - variação de temperatura (K ou ºC)

Na fórmula exibida, c é chamado de calor específico. O calor específico é uma grandeza microscópica que mede a quantidade de calorias necessária para aquecer, em 1 ºC, uma massa de 1 g de alguma substância pura, em condições normais de pressão e temperatura (1 atm, 25 ºC). Adota-se a água pura como referência para a determinação do calor específico das demais substâncias. O calor específico da água é de 1,0 cal/gºC.

  • Calor latente

Após atingir a temperatura de fusão, o metal absorveu calor latente e, então, derreteu.
Após atingir a temperatura de fusão, o metal absorveu calor latente e, então, derreteu.

Calor latente é a quantidade de calor relacionada às mudanças de estado físico. Quando alguma substância pura atinge as temperaturas de fusão ou ebulição, sua temperatura permanece constante. No entanto, essa substância continua a absorver calor. Essa quantidade de calor, que é absorvida durante a transição de estados físicos, é chamada de calor latente. A fórmula utilizada para o cálculo do calor latente é esta:

Q - calor (J ou cal)

m - massa (kg ou g)

L - calor latente (J/kg ou cal/g)

 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Propagação de calor

O calor pode propagar-se por três meios distintos: condução, convecção e radiação. Vamos descrever cada um desses processos a seguir:

  • Condução: ocorre principalmente em meios sólidos. Nesse processo, há condução de calor sem transporte de matéria.
  • Convecção: acontece em meios fluidos, como líquidos e gases. Nesse processo, uma diferença de temperatura faz com que se formem correntes de convecção, até que todo o sistema passe a exibir a mesma temperatura.
  • Radiação: é a transmissão de calor por ondas eletromagnéticas. A radiação não necessita de um meio físico, por isso é o único dos processos de transmissão de calor que pode ocorrer no vácuo.
A figura exemplifica os três processos de transmissão de calor.
A figura exemplifica os três processos de transmissão de calor.

 

Calor e temperatura

Apesar de usarmos as palavras calor e temperatura em contextos parecidos, essas duas grandezas físicas são completamente diferentes. O calor é uma forma de energia, enquanto a temperatura é uma medida do grau de agitação das moléculas de um sistema.

Enquanto o calor é medido em Joules, ou em calorias, a temperatura é medida em Kelvin ou em graus Celsius. A confusão em torno desses conceitos deve-se principalmente à nossa língua: quando dissemos que “está calor”, estamos na verdade referindo-nos a uma temperatura elevada.

Exercícios resolvidos sobre calor sensível e calor latente

1) Um copo de vidro contém 100 g de água à temperatura de 25 ºC. Ao ser colocado no interior de uma geladeira, verifica-se que, após alguns minutos, sua temperatura é de 10 ºC. Considerando a capacidade térmica do copo de vidro desprezível, a quantidade de calor cedida pela água do copo no interior da geladeira é igual a

Dados: c = 1,0 cal/gºC

a) 1500 cal.

b) -1500 cal.

c) - 1,5 cal.

d) 15 cal.

e) 25 cal.

Gabarito: Letra B

Resolução:

Para resolvermos a questão, é necessário perceber que o processo descrito envolve a troca de calor sensível, uma vez que há variação de temperatura. Por isso, utilizaremos a fórmula do calor sensível:

O sinal negativo encontrado na resolução deve-se ao fato de que a água cedeu calor e, por isso, resfriou-se. Dessa forma, a alternativa correta é a letra B.

2) Sabe-se que o calor latente de fusão da água é igual a 80 cal/g, enquanto o calor latente de fusão do chumbo é de 6 cal/g. Em relação a esse dado, assinale a alternativa correta.

a) Durante o processo de fusão, o chumbo derrete mais lentamente que o gelo.

b) Durante o processo de fusão, o chumbo derrete mais rapidamente que o gelo.

c) O gelo precisa de uma menor quantidade de calor latente para derreter.

d) O chumbo necessita de uma menor quantidade de calor para fundir-se, se comparado ao gelo.

e) O gelo e o chumbo precisam absorver aproximadamente a mesma quantidade de calor para que se fundam.

Gabarito: Letra D

Resolução:

Vamos analisar as alternativas:

a) FALSO: O tempo necessário para que a fusão ocorra não depende EXCLUSIVAMENTE do calor latente de fusão dessas substâncias, mas sim da potência da fonte de calor.

b) FALSO: Igual ao item anterior.

c) FALSO: O calor latente de fusão do gelo é muito maior que o calor latente de fusão do chumbo, por isso, esse último precisa absorver menos calor para derreter.

d) VERDADEIRO

e) FALSO: Comparativamente, o gelo necessita de uma quantidade de calor muito maior para fundir-se.


Publicado por Rafael Helerbrock
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Calor latente
Clique aqui e saiba o que é o calor latente. Conheça seus tipos e sua fórmula. Descubra qual é a diferença entre calor latente e calor sensível.
Calor sensível
Você sabe o que é calor sensível? Acesse o artigo e saiba o que é, conheça as fórmulas e aprenda a calcular a quantidade de calor sensível.
Cinco coisas que você precisa saber sobre o calor
Que tal conhecer algumas curiosidades sobre o calor? Entenda mais sobre essa forma de energia extremamente relevante para a vida na Terra.
Convecção
Uma das formas de transmissão de calor é convecção térmica.
Equilíbrio térmico
Você sabe o que é equilíbrio térmico? Aprenda as características desse importante conceito físico e confira exemplos de exercícios resolvidos!
Experiência de Joule
Veja aqui mais sobre a experiência de Joule, realizada pelo pesquisador James Prescott Joule e que o levou a determinar a relação entre o trabalho e a quantidade de energia transferida na forma de calor.
Pressão máxima de vapor
Entenda como se dá a pressão máxima de vapor de uma substância no interior de um cilindro.
Trabalho Termodinâmico
Aproveitando a energia cinética das partículas para realização de trabalho mecânico.
Transformações Termodinâmicas Particulares
Transformações Termodinâmicas Particulares, Transformação Isobárica, Transformações Isométricas, Transformações Isotérmicas.
Unidades de calor
Unidades de calor são usadas para expressar o valor energético dos alimentos.
video icon
Texto"Estereótipo" sobre a colagem de fotos de várias pessoas como representação dos Estereótipos.
Sociologia
Estereótipo
Estereótipos são fórmulas genéricas que se consolidam por meio de preconceitos sobre indivíduos e grupos. Não perca esta aula sobre os estereótipos.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.