Calor

O calor é de suma importância para o desenvolvimento humano. Segundo a Física, o calor é a energia em trânsito entre os corpos que apresentam diferentes temperaturas.

Calor
Fontes de calor – Sol e Terra

Mais importante do que podemos imaginar, o calor está bastante presente em nosso cotidiano. Podemos ver sua aplicação em diversas áreas da sociedade.

• Em casa – no preparo de nossos alimentos, no aquecimento da água, ao secar roupas, etc.
• Na indústria – utilizado em diversos momentos, como por exemplo: no arado, nas armas de guerra, na construção do papel e do vidro, no polimento de pedras preciosas, enfim, em várias ocasiões.
• No transporte – é usado na queima de combustíveis para o movimento de motores.
• Usinas termelétricas e nucleares – responsável por girar as turbinas que movimentam os geradores, para produzir eletricidade.

Com esses poucos exemplos observamos a importância do calor em nossa vida e no desenvolvimento de nossa sociedade.

O calor por nós utilizado é proveniente de diversas fontes e as principais são: o Sol, a Terra, as reações químicas e a energia nuclear.

A evolução no conceito de calor

O fenômeno estudado desde os primórdios da humanidade teve seus conceitos evoluídos. Para estudiosos como Platão, Aristóteles e seus discípulos, o calor era uma espécie de movimento. Já para Isaac Newton era algo causado pelas vibrações do éter e para Galileu Galilei, o calor era um fluído.

Gassendi acreditava em duas formas de matéria térmica, responsáveis pela produção do calor e frio. Lavoisier acreditava que o calor fosse produzido por fluído elástico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Benjamin Thompson e Rumford, após análise e estudos sobre o aquecimento de cilindros de latão, chegaram à conclusão de que o calor não poderia ser um fluído.

Em 1840 Joule desenvolveu experimentos que comprovaram de fato que o calor não é um fluído, chegando então à definição de que calor é a energia em trânsito entre os corpos que apresentam diferentes temperaturas.

Unidade de Calor e Capacidade Calorífica

A unidade de calor ou quantidade de calor é representada pela letra Q que representa a unidade de energia, visto que calor é energia em trânsito.

Sua unidade é o joule. Outra unidade também usada é a caloria.

A relação entre a caloria e o joule é: 1 cal = 4,186 J

A capacidade calorífica é a relação entre a quantidade de calor fornecida ao corpo analisado e à variação de sua temperatura.

Sua representação matemática é dada pela equação:

Onde:
C = capacidade calorífica
Q = quantidade de calor
ΔT = variação de temperatura

Por Talita A. Anjos
Graduada em Física
Equipe Mundo Educação

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista ás nossas videoaulas
loading...

Assuntos Relacionados