Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Magnetismo
  4. Campo elétrico induzido

Campo elétrico induzido

Variando a corrente i estamos automaticamente variando o campo B produzido por A
Variando a corrente i estamos automaticamente variando o campo B produzido por A

Os fenômenos elétricos que ocorrem próximos a cargas elétricas estão ligados pelo fato de existir um campo elétrico na região próxima à carga. Sendo assim, podemos dizer que só haverá um campo elétrico quando uma carga de prova interagir com a região de perturbação.

Uma força eletromotriz induzida tanto pode se originar da variação de um campo magnético em função do tempo, como também da ação de um campo magnético uniforme sobre um fio condutor retilíneo. Ou seja, origina-se pelo movimento de um circuito. Nesse caso, a variação do fluxo do campo magnético induz um campo elétrico E em cada ponto do espaço.

Sempre que verificarmos que uma corrente elétrica induzida se originou por consequência da movimentação de um circuito elétrico, esse fenômeno é explicado pela força magnética. Porém, em alguns momentos teremos dificuldades em definir a corrente elétrica induzida fazendo uso da força magnética. Então, para tal definição, tomaremos como base a Lei de Faraday.

Na figura acima temos duas espiras em formato circular A e D. De acordo com a figura, podemos ver que ambas as espiras estão em paralelo. Na figura acima também podemos ver que a espira A está ligada a um gerador (fonte) e a uma resistência elétrica de valor R. Se por ventura houver uma variação na corrente elétrica do circuito acima, veremos que o campo magnético B, gerado pela espira A, sofrerá alterações em seu fluxo.  

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sendo assim, se o valor do campo B varia, varia também o valor do fluxo magnético na espira D, criando-se uma corrente induzida na própria espira D. Temos que nos atentar ao fato de que o campo magnético não gera forças sobre cargas estáticas; mas, por outro lado, o campo elétrico sim. Sendo assim, podemos concluir que a variação do campo magnético B gera um campo elétrico E; e esse campo atua sobre os elétrons livres da espira D, criando, então, uma corrente elétrica induzida. Sendo assim, de acordo com a Lei de Faraday, vemos que campos magnéticos variáveis geram campos elétricos.

Assuntos Relacionados