Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Eletricidade
  4. Campo Elétrico

Campo Elétrico

Campo elétrico é um campo vetorial usado para medir a influência de uma carga elétrica sobre os seus arredores.

Campo Elétrico
Linhas de força do campo elétrico apontam para “fora” das cargas positivas e “dentro” das cargas negativas

Campo elétrico é uma grandeza física vetorial que mede o módulo da força elétrica exercida sobre cada unidade de carga elétrica colocada em uma região do espaço sobre a influência de uma carga geradora de campo elétrico.

Veja também: Lei de Coulomb

Em outras palavras, o campo elétrico mede a influência que uma certa carga produz em seus arredores. Quanto mais próximas estiverem duas cargas, maior será a força elétrica entre elas por causa do módulo do campo elétrico naquela região.

Leia mais: Vetor campo elétrico


Como calculamos o campo elétrico?

Para calcularmos o campo elétrico produzido por cargas pontuais (cujas dimensões são desprezíveis), dispostas no vácuo, podemos utilizar a seguinte equação:

Para que a unidade do campo elétrico (E) esteja definida no Sistema Internacional de Unidades, é necessário que as outras grandezas da equação também estejam. As legendas abaixo mostram quais são os termos da equação do campo elétrico e as suas unidades no SI:

Legenda:
E
– módulo do campo elétrico [N/C ou V/m]
Q – carga geradora do campo elétrico [C – Coulomb]
k0 – constante eletrostática do vácuo [8,99.109 N.m²/C²]
d – distância do ponto até a carga geradora [m – metro]

Confira também: Campo elétrico gerado por uma carga pontual


Campo elétrico e força elétrica

Toda carga elétrica apresenta seu próprio campo elétrico. No entanto, para que surja a força elétrica, é necessário que o campo elétrico de pelo menos duas cargas interajam. A resultante vetorial dos campos elétricos de cada uma das cargas dita, nesse caso, para qual direção e sentido surgirá a força sobre as cargas. Em posições nas quais o campo elétrico resultante é nulo, por exemplo, não é possível que haja força elétrica.

A relação que pode ser estabelecida entre o campo elétrico e a força elétrica é dada pela seguinte equação:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Legenda
E – campo elétrico [N/C ou V/m]
F – força elétrica [N - Newton]
q – carga elétrica de prova [C - Coulomb]

Na equação mostrada acima, F é o módulo da força elétrica e pode ser calculado com base na Lei de Coulomb.


Direção e sentido do vetor campo elétrico

O campo elétrico das cargas positivas sempre deve apontar para “fora” das cargas, na direção do seu raio, enquanto o campo elétrico das cargas negativas deve apontar para “dentro” delas.

Para facilitar a visualização do campo elétrico, desenhamos linhas cujas direções tangentes sempre indicam a direção e o sentido do campo elétrico. Essas linhas são chamadas de linhas de força:

Veja também: Linhas de força


Atração e repulsão entre cargas elétricas

A atração e a repulsão elétrica dependem do sinal das cargas elétricas envolvidas. As cargas de mesmo sinal sofrem repulsão elétrica ao passo que as cargas de sinais diferentes sofrem atração. Observe as figuras que mostram as linhas de força entre cargas elétricas:

Entre cargas de sinal diferente, a resultante do campo elétrico aponta sempre em direção à outra carga. Com isso, surge a força de atração elétrica.

Entre cargas de sinal igual, a resultante do campo elétrico aponta na direção oposta à posição das cargas, promovendo uma força elétrica de repulsão entre elas.

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados