Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Magnetismo
  4. Campo magnético uniforme e força magnética sobre ímãs

Campo magnético uniforme e força magnética sobre ímãs

Em nossos estudos sobre o campo magnético vimos que ele é análogo ao campo elétrico e ao campo gravitacional. Sendo assim, na região do espaço na qual um ímã manifesta sua ação há um campo magnético. Representamos o campo magnético em um ponto do espaço através de um vetor denominado vetor indução magnética ou vetor campo magnético.

Portanto, um campo magnético no qual o vetor indução magnética possui a mesma intensidade, a mesma direção e o mesmo sentido é denominado campo magnético uniforme. Sendo assim, as linhas de indução magnética de um campo magnético são retas paralelas com orientação iguais e igualmente espaçadas.

Obtemos um campo magnético uniforme entre duas faces polares (norte e sul), planas e paralelas. Vejamos a figura abaixo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O campo praticamente uniforme entre duas faces polares norte e sul

Força magnética atuando nos ímãs

Se colocarmos uma agulha em uma região com campo magnético, veremos que essa agulha sofrerá ação de forças magnéticas. Sendo assim, podemos dizer que a força magnética sobre o polo norte da agulha tem sentido do vetor indução B e a força magnética sobre o polo sul dessa mesma agulha tem sentido contrário ao do vetor campo magnético B. Porém, essas forças apresentam a mesma intensidade.

Forças magnéticas atuando nos polos de um ímã

O campo magnético pode ser demonstrado jogando-se limalhas de ferro sobre o ímã em forma de barra
O campo magnético pode ser demonstrado jogando-se limalhas de ferro sobre o ímã em forma de barra
Publicado por: Domiciano Correa Marques da Silva

Assuntos Relacionados